Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 18/5/2015, 12:52
Pessoal,

tô passando por um momento muito delicado. Muita procrastinação, indisciplina e recaídas. Decidi deixar bem explícito no meu contador o andamento do meu reboot para que vocês saibam exatamente como tem sido árduo esse caminho.

_______________________________________

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 19/5/2015, 12:56
Valeu pela força Wbrasil,

tamo junto!

_______________________________________
avatar
Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 19/5/2015, 18:38
Eleazar escreveu:Pessoal,

tô passando por um momento muito delicado. Muita procrastinação, indisciplina e recaídas. Decidi deixar bem explícito no meu contador o andamento do meu reboot para que vocês saibam exatamente como tem sido árduo esse caminho.

Fala, Eleazar
Boa noite!

Força nesse momento, parceiro. A hora é de analisar a estratégia e ver o que está faltando para o teu reboot dar certo: como são as recaídas? qual o horário? qual a ocasião? o que você estava fazendo antes? quais as emoções envolvidas?

Se você aceitar o meu humilde conselho, eu diria pra você sair de casa. Parece besteira, mas é o que está funcionando pra mim. Sai de casa, cara. Vá para uma biblioteca, um parque, um shopping, vá malhar, vá correr, vá pra praia, pra casa de algum amigo, pra casa da avó, whatever... Saia de manhã cedo e só volte à noite... Garanto que as chances de você recair serão menores.

Um abraço!


_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 23/5/2015, 15:37
Valeu brother poortony! Vamos vencer !

Quanto ao que você disse, tenho certeza que faz sentido. Já percebi que meus momentos de fraqueza acontecem quando estou com a mente vazia, divagando mentalmente. Isso tem sido muito perigoso e tem me causado prejuízos, mas é algo que to consertando. Decidi incorporar ao meu dia a dia boas leituras e voltar a pegar firme nos exercícios físicos apesar desse frio monstro que tem feito onde eu moro rsrs.

Agora o que considero determinante mesmo para as muitas recaídas que eu tive, além da minha sem vergonhice master de não ter levado o reboot mais a sério foram as múltiplas relações sexuais nesse período. Tava fazendo sexo com 3 mulheres diferentes e sem compromisso algum, o que é contra as minhas convicções pessoais. O sexo em si foi bom, mas não houve carinho, foi algo meramente físico. Nesses tempos não tive recaídas com a P ( dos males o menor) mas abusei da M. O efeito caçador é uma praga, agora determinei me abster de sexo até que este seja feito de maneira plena ( com uma mulher que eu realmente amar) e sem ferir minha fé ( não me senti culpado, apenas muito frustrado e com um enorme vazio).

Devo postar aqui a cada 7 ou 10 dias, senão quando a coisa "apertar" mesmo para me fortalecer com o apoio gerado pelo fórum.

Agradeço àqueles que tem me dado força.

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

10 dias

em 30/6/2015, 23:06
Hoje completo 10 dias após minha última recaída. Como disse anteriormente a cada 10 dias irei postar o acompanhamento do meu reboot. Considero uma grande vitória permanecer totalmente limpo por esses 10 dias. Depois de tantas recaídas com M e algumas com P e tudo isso combinado com álcool, eu pude desfrutar de 10 dias de paz e vitória. Abaixo listo as coisas relevantes que aconteceram neste período:

Libido: Alta
Sonhos eróticos: Sim
Exercícios Físicos: Sim ( 3x por semana)
Oscilações de Humor: Constantes
Socialização: Média

Detalhe: Por esses dias conheci uma garota incrível que comunga da mesma fé que eu e muito rapidamente formamos uma amizade muito legal. Me aproximei dela e estamos mantendo contato diário. Está claro o interesse mútuo um pelo outro e essa experiência tem sido fantástica!

_______________________________________
Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 30/6/2015, 23:36
Parabéns pela marca, Eleazar! O caminho é esse aí, preencher a vida com coisas positivas que naturalmente a vontade pelo PMO não vem.

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 1/7/2015, 00:24
Manezão escreveu:Parabéns pela marca, Eleazar! O caminho é esse aí, preencher a vida com coisas positivas que naturalmente a vontade pelo PMO não vem.

Obrigado pelo apoio Manezão! Valeu pelo incentivo!
Avante!

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 9/8/2015, 09:12
Pessoal, hoje completam 11 dias após minha última recaída na P. Recorro ao fórum pra compartilhar do tanto que minha vida tem sido difícil. Oscilações de humor, ataques de ansiedade e insônia tem feito parte da minha rotina. Por esses dias estou de férias na casa dos meus pais e amanhã volto pra cidade onde moro. Tá sendo bem difícil manter a mente limpa. Nesses tempos minha mente tem estado super acelerada. Precisei parar de correr/nadar por causa de uma forte gripe que sofri, mas nessa semana irei voltar. Por esses dias de férias a parada foi tensa, muito tempo ocioso e consequentemente muito tempo gasto com bobagens como whatsapp e facebook ( reativei meu face a contragosto por necessidade de manter contato com amigos e familiares que moram longe). Galera, esse momento tá muito tenso. Sinto uma necessidade de descarregar todas as minhas angústias e ansiedades na PMO. Torçam por mim.

Avante!

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 13/9/2015, 23:49
15 dias livre. UP!

_______________________________________
avatar
Mensagens : 52
Data de inscrição : 09/09/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 21/9/2015, 13:19
Eleazar escreveu:15 dias livre. UP!

Parceiro, mantenha a sua força! Todos passaremos por momentos de tensão que irão servir para testarmos a nossa perseverança!
Estou na vigília, também, agora!
Abc!

_______________________________________
ACOMPANHE O MEU DIÁRIO.
"Somehow I'll have to learn to bend"



avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

40 dias limpo!

em 8/10/2015, 06:31
Pessoal, hoje é um dia muito especial pra mim. Dia de definições em algumas áreas de minha vida, mas também muito significativo para o processo de reboot. Hoje completam 40 dias da minha última recaída, e apesar das muitas adversidades e oscilações emocionais/mentais que venho sentindo, tem sido INCRÍVEL! Hoje posso olhar pra frente e dizer que TEM JEITO SIM, VALE A PENA VIVER LONGE DESSE VÍCIO! Sei que ainda é cedo pra comemorar mas acredito que essa é uma vitória. Agora penso em manter os pés no chão sabendo que o meu corpo tá clamando por PMO, mas a minha alma está farta desse lixo. Abraço guerreiros!

_______________________________________
Convidado
Convidado

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 8/10/2015, 07:46
Eleazar escreveu:Pessoal, hoje é um dia muito especial pra mim. Dia de definições em algumas áreas de minha vida, mas também muito significativo para o processo de reboot. Hoje completam 40 dias da minha última recaída, e apesar das muitas adversidades e oscilações emocionais/mentais que venho sentindo, tem sido INCRÍVEL! Hoje posso olhar pra frente e dizer que TEM JEITO SIM, VALE A PENA VIVER LONGE DESSE VÍCIO! Sei que ainda é cedo pra comemorar mas acredito que essa é uma vitória. Agora penso em manter os pés no chão sabendo que o meu corpo tá clamando por PMO, mas a minha alma está farta desse lixo. Abraço guerreiros!

Fico feliz pela sua vitória Eleazar!

Parabéns pela sua marca e considere como vitória cada minuto que você passar sem essa porcaria.

Estou há 3 dias e estou super feliz também. Convenhamos, em termos de reboot (90 dias) ainda estamos longe, porém o que realmente importante é que estamos nos afastando cada vez mais de algo que fazia parte do nosso dia a dia.

Isso é maravilhoso!
Continua assim cara e saiba que depoimentos assim como os seus inspira muitos membros do fórum.

Um grande abraço, paz e sucesso pra ti!

Parabéns Guerreiro!
avatar
Mensagens : 52
Data de inscrição : 09/09/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 8/10/2015, 17:48
Parabéns, parceiro!
Fico feliz com o seu sucesso e estimulado a seguir os mesmos passos. Esse fórum sempre é uma bomba de motivação pra mim,
Obrigado.

_______________________________________
ACOMPANHE O MEU DIÁRIO.
"Somehow I'll have to learn to bend"



avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 12/10/2015, 10:59
Anonymus e Callahan, muito obrigado pelo apoio! Deus é bom! Vamos continuar firmes nesse processo. Força pra todos nós !

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Exclusão permanente do Facebook

em 17/10/2015, 16:29
Pessoal, venho informá-los que quase recaí mais cedo. Constatei o óbvio: 1º) Navegar sem rumo na internet naqueles portais de informação/ 2º) Manter uma conta ativa no Facebook= PERIGO PARA UM REBOOTER. Decidi agora sacrificar a minha vontade de manter o facebook em virtude das amizades que moram longe. Na verdade tava fazendo uma análise e essa era uma desculpa que eu estava mantendo há muito para me manter conectado e visualizar as futilidades, sensualidades e fofocas do facebook. Pensando friamente fiz um levantamento do quanto que essa ferramenta tem me feito bem ou mal e sinceramente NÃO consegui detectar NEM UM aspecto positivo nisso. É impressionante. Os meus amigos de verdade me ligam, mesmo morando longe, há contato via whatsapp e telefone. Particularmente eu só tenho gastado meu tempo e exposto meus olhos à sensualidade com essa rede social, pois nem profissionalmente isso me ajuda. Além disso, outro dano é ficar navegando a esmo em portais como uol, g1, r7, msn etc. Tem muitos anúncios de mulheres nuas/semi-nuas em toda parte. Isso é doentio, a que ponto chegamos? Sociedade lixo, toda erotizada que forma escravos da pornografia. Amigos, desculpe se ofendi o posicionamento de alguém, mas isso me indignou bastante. Portanto dei um basta no facebook sem previsão de retorno. Quanto aos portais, só me resta entrar na internet daqui em diante com um objetivo pré-estabelecido. Tenho percebido o quanto que é nocivo entrar na internet pra se "divertir". Quase jogo tudo a perder agora, a tentação foi violentíssima. Bom ter esse espaço para "desembuchar" e permanecer firme. Abraços!

_______________________________________
avatar
Moderador
Moderador
Mensagens : 1679
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 37
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 17/10/2015, 19:30
Eleazar escreveu:Pessoal, venho informá-los que quase recaí mais cedo. Constatei o óbvio: 1º) Navegar sem rumo na internet naqueles portais de informação/ 2º) Manter uma conta ativa no Facebook= PERIGO PARA UM REBOOTER. Decidi agora sacrificar a minha vontade de manter o facebook em virtude das amizades que moram longe. Na verdade tava fazendo uma análise e essa era uma desculpa que eu estava mantendo há muito para me manter conectado e visualizar as futilidades, sensualidades e fofocas do facebook. Pensando friamente fiz um levantamento do quanto que essa ferramenta tem me feito bem ou mal e sinceramente NÃO consegui detectar NEM UM aspecto positivo nisso. É impressionante. Os meus amigos de verdade me ligam, mesmo morando longe, há contato via whatsapp e telefone. Particularmente eu só tenho gastado meu tempo e exposto meus olhos à sensualidade com essa rede social, pois nem profissionalmente isso me ajuda. Além disso, outro dano é ficar navegando a esmo em portais como uol, g1, r7, msn etc. Tem muitos anúncios de mulheres nuas/semi-nuas em toda parte. Isso é doentio, a que ponto chegamos? Sociedade lixo, toda erotizada que forma escravos da pornografia. Amigos, desculpe se ofendi o posicionamento de alguém, mas isso me indignou bastante. Portanto dei um basta no facebook sem previsão de retorno. Quanto aos portais, só me resta entrar na internet daqui em diante com um objetivo pré-estabelecido. Tenho percebido o quanto que é nocivo entrar na internet pra se "divertir". Quase jogo tudo a perder agora, a tentação foi violentíssima. Bom ter esse espaço para "desembuchar" e permanecer firme. Abraços!

Olá Eleazar eu também exclui o facebook, fiz a mesma análise que você fez e exclui, quanto aos portais, também estou com esse dilema, pois precisamos nos informar e os portais da globo, msn, uol etc. todos tem gatilhos com mulheres seminuas, isso é verdade. A sociedade hoje em dia vive erotizada, fico pensando que em um futuro próximo se não tiverem o devido cuidado será um bando de zumbi viciado em alguma coisa, principalmente em pornografia. O uol eu bloquei no roteador, simplesmente porque boa parte do meu vício em PMO foi através do batepapo uol, ficava horas praticando PMO para uma sala de bate papo, eu era um verdadeiro zumbi inundado de dopamina. Vou fazer uma pesquisa e ver qual portal apela menos para erotização, difícil essa tarefa, mas vou verificar direito.

_______________________________________
" A PORNOGRAFIA MATA O AMOR" ...

NÃO PERMITA QUE SEU CÉREBRO PRIMITIVO LHE COMANDE E TE DEIXE EM ESTADO DE HIPOFRONTALIDADE.

..."É MELHOR SER ESCRAVO DOS BLOQUEADORES QUE SER ESCRAVO DA PORNOGRAFIA"... (PROJETO, TOGURO)

ABÇS E SUCESSO NESSA JORNADA!!!

avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 1/11/2015, 19:51
Amigos, eu havia chegado à marca de 60 dias. Mas exatamente no 61• dia recaí. Importante frisar que mais uma vez o grande gatilho do reset foi a ingestão de álcool. Moro sozinho e fui apreciar uma garrafa de vinho: isso foi o suficiente para inundar minha mente de lembranças de P e afins. Claramente para mim o álcool é MUITO NOCIVO. Já percebi que não existem doses seguras de ingestão de álcool quando trata-se de PMO. Agora, depois desta clara constatação, decido eliminar bebidas alcoólicas por tempo indeterminado.

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 17/11/2015, 22:16
Amigos, está difícil. Só consigo dizer isso, está muito difícil. Eu moro sozinho, longe da família, em uma cidade de pessoas frias e indiferentes. Tá uma merda manter o foco no reboot. Quando me socializo mais , percebo que não sinto falta da P. Só que andava bebendo muito. Agora parei de beber, percebi que tava me deixando muito vulnerável. Comecei a fazer acupuntura, tá me deixando mais tranquilo, porque a ansiedade estava a mil. Estava saindo com algumas garotas e tendo sexo casual, mas isso me deixava com um vazio gigantesco. Queria encontrar alguém que realmente valha a pena, mas por enquanto neca de catibiriba. É isso amigos, torçam por mim. Se alguém tiver alguma dica, estou aberto a sugestões. Abraço!

_______________________________________
avatar
Moderador
Moderador
Mensagens : 1679
Data de inscrição : 02/10/2015
Idade : 37
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 18/11/2015, 07:01
Eleazar escreveu:Amigos, está difícil. Só consigo dizer isso, está muito difícil. Eu moro sozinho, longe da família, em uma cidade de pessoas frias e indiferentes. Tá uma merda manter o foco no reboot. Quando me socializo mais , percebo que não sinto falta da P. Só que andava bebendo muito. Agora parei de beber, percebi que tava me deixando muito vulnerável. Comecei a fazer acupuntura, tá me deixando mais tranquilo, porque a ansiedade estava a mil. Estava saindo com algumas garotas e tendo sexo casual, mas isso me deixava com um vazio gigantesco. Queria encontrar alguém que realmente valha a pena, mas por enquanto neca de catibiriba. É isso amigos, torçam por mim. Se alguém tiver alguma dica, estou aberto a sugestões. Abraço!


Olá meu caro. Eu também moro sozinho, longe da família em uma cidade onde eu não estou nem aí para as pessoas. Está sendo maravilhoso o Reboot, pois estou aprendendo muito sobre o EU e conhecendo-me muito melhor, descobrindo qual a verdadeira razão da existência de um ser humano, nada de ficar jogando a culpa para um para o outro, se existe alguém responsável pelos meus atos e seus resultados esse alguém sou EU. Então meu caro, coloque seu cérebro inteligente no comando da sua vida, nada de ficar delegando tarefas sobre sua vida à ninguém. Jamais subestime o inimigo, ele é perigoso e vai fazer de tudo para te deixar na lama. Resista a dor, pois tempo vai passar resistindo ou não . Força Guerreiro!!!

_______________________________________
" A PORNOGRAFIA MATA O AMOR" ...

NÃO PERMITA QUE SEU CÉREBRO PRIMITIVO LHE COMANDE E TE DEIXE EM ESTADO DE HIPOFRONTALIDADE.

..."É MELHOR SER ESCRAVO DOS BLOQUEADORES QUE SER ESCRAVO DA PORNOGRAFIA"... (PROJETO, TOGURO)

ABÇS E SUCESSO NESSA JORNADA!!!

avatar
Moderador
Moderador
Mensagens : 4833
Data de inscrição : 30/05/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 18/11/2015, 09:32
Li seu diário e você conseguiu resistir muito tempo ficando longe do vício. Você cultiva muitas ações que geram gatilhos, determinadas por vários fatores que os incitam como, por exemplo, muito tempo livre. Estes são os pontos chaves que você teve consciência para o motivo de sua recaída.

Pelo menos, agradeça ao esforço porque foram 60 dias cumpridos e você sabe os fatores que precisam ser melhorados. Justamente é usando as situações que geram fraqueza que devemos apropria-las para nos fortalecer.E este trabalho de resistência se desenvolve melhor, minimizando situações que geram gatilhos.

Sucesso na jornada!

_______________________________________
Link do e-book grátis:

https://drive.google.com/open?id=0B_ZBYrwrvOuJTDctSjhvdGQ1V1E


"A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, uma hora, um dia, um mês ou talvez um ano. Mas, eventualmente, ela irá sumir e outra coisa ocupará o seu lugar. Porém, se você não lutar e superar essa dor, ela vai durar para sempre". (Lancy Armstrong)


avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 18/11/2015, 14:42
Mario Vieira escreveu:
Eleazar escreveu:Amigos, está difícil. Só consigo dizer isso, está muito difícil. Eu moro sozinho, longe da família, em uma cidade de pessoas frias e indiferentes. Tá uma merda manter o foco no reboot. Quando me socializo mais , percebo que não sinto falta da P. Só que andava bebendo muito. Agora parei de beber, percebi que tava me deixando muito vulnerável. Comecei a fazer acupuntura, tá me deixando mais tranquilo, porque a ansiedade estava a mil. Estava saindo com algumas garotas e tendo sexo casual, mas isso me deixava com um vazio gigantesco. Queria encontrar alguém que realmente valha a pena, mas por enquanto neca de catibiriba. É isso amigos, torçam por mim. Se alguém tiver alguma dica, estou aberto a sugestões. Abraço!


Olá meu caro. Eu também moro sozinho, longe da família em uma cidade onde eu não estou nem aí para as pessoas. Está sendo maravilhoso o Reboot, pois estou aprendendo muito sobre o EU e conhecendo-me muito melhor, descobrindo qual a verdadeira razão da existência de um ser humano, nada de ficar jogando a culpa para um para o outro, se existe alguém responsável pelos meus atos e seus resultados esse alguém sou EU. Então meu caro, coloque seu cérebro inteligente no comando da sua vida, nada de ficar delegando tarefas sobre sua vida à ninguém. Jamais subestime o inimigo, ele é perigoso e vai fazer de tudo para te deixar na lama. Resista a dor, pois tempo vai passar resistindo ou não . Força Guerreiro!!!

Mário Vieira, muito obrigado pelas palavras cara. De fato, a responsabilidade é totalmente MINHA e não da circunstância "A" ou "B". Vou seguir esse seu bom exemplo meu caro, procurar ME CONHECER melhor. Dedicar tempo a isso. Colocar em prática aquilo que lemos no e-book. Muito obrigado.

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 18/11/2015, 14:43
Brlp escreveu:Li seu diário e você conseguiu resistir muito tempo ficando longe do vício. Você cultiva muitas ações que geram gatilhos, determinadas por vários fatores que os incitam como, por exemplo, muito tempo livre. Estes são os pontos chaves que você teve consciência para o motivo de sua recaída.

Pelo menos, agradeça ao esforço porque foram 60 dias cumpridos e você sabe os fatores que precisam ser melhorados. Justamente é usando as situações que geram fraqueza que devemos apropria-las para nos fortalecer.E este trabalho de resistência se desenvolve melhor, minimizando situações que geram gatilhos.

Sucesso na jornada!

Valeu Vascaíno! Vamos seguir cara, e recomeçar quantas vezes forem necessárias. Abraço!

_______________________________________
avatar
Mensagens : 190
Data de inscrição : 01/04/2015
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 11/12/2015, 05:36
Olá amigos. Hoje fazem 15 dias da minha última recaída . Me sinto muito bem, resolvi levantar a cabeça , me socializar e viver sem dar desculpas pelos meus reveses. Nesses dias não tem sido tão dificil resistir, por enquanto, à PMO por causa do meu tempo que está sendo bem preenchido com trabalho e atividades da igreja. Ando me sentindo grato por tudo o que tem acontecido comigo. Entretanto, as oscilações de humor e na auto-estima ainda são um desafio para mim. Percebo que vou do 0 a 100 de uma hora para outra. Isso é algo que preciso aprimorar. Devo postar atualizações a cada 15 dias neste espaço . Um forte abraço aos amigos rebooters.

_______________________________________
avatar
Mensagens : 74
Data de inscrição : 05/07/2015
Idade : 29
Ver perfil do usuário

Re: 24 - Eleazar- Diário de Reboot

em 11/12/2015, 09:00
Força meu amigo!
Segue em frente, firme e focado que tenho certeza que chegará.
Feche este ano sem PMO, e se Deus quiser, os próximos também.

" Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz."

_______________________________________


"Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos." Romanos 6:12


Meu diário, passa lá...
http://www.comoparar.com/t8099-diario-de-guerra-por-guerreiro-jd
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum