Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Convidado
Convidado

Re: Luta para recuperar minha vida

em 25/1/2016, 10:44
Sim! Com toda certeza sua memória e capacidade de se concentrar vai melhorar! Pelo menos para mim, 28 dias sem MO, eu consigo ler interpretando 10 páginas em menos de 30 minutos. Levava 4 horas para memorizar 10 páginas de algum capítulo. Ontem, eu consegui memorizar 10 páginas de um capítulo em menos de 2 horas.

A minha maneira de memorizar é escrevendo. Com a masturbação, a minha mente demorava muito para pensar em uma frase concreta para que eu colocasse como a minha interpretação no caderno. Atualmente, as palavras vêm rapidamente na minha cabeça.

Aumentou também a velocidade de escrita.

Cara, sempre quando me masturbava, eu não conseguia me lembrar onde deixei determinado objeto.

Em 15 dias você vai sentir uma notória diferença cognitiva. Very Happy
Lfso97
Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/12/2015

Re: Luta para recuperar minha vida

em 26/1/2016, 10:08
Mt obg era disso que eu precisava de ouvir
avatar
Projeto Lincoln 2016.
Mensagens : 443
Data de inscrição : 31/07/2015

Re: Luta para recuperar minha vida

em 26/1/2016, 17:19
Cada caso é um caso,depende do quão fudido estiver teu cérebro.Mais com o reboot,com certeza,irás ter ume melhoria em todos os sentidos.

_______________________________________

"Quando se vir diante do vazio da abstinencia,alegre-se porque essa dor vai recriar seu novo extraordinário estilo de vida."




[/i]Clique Aqui para ver o meu diário.Sua sabedoria é bem vinda..
Lfso97
Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/12/2015

Confusão Mental

em 29/1/2016, 09:17
Estou no meu 5° dia de reboot. Nos primeiros dois dias como é obvio o meu grande sintoma foi a ansiedade e tb o pessimismo. Tudo tem corrido dentro da "normalidade" do reboot. No entanto hoje acordei com muitas dores de cabeca e tonturas e uma grande confusao mental que dura todo o dia. Ainda um desassossego interno muito grande como se me fartasse de tudo o k eu faça. Isto é normal? E passa? Gostaria de receber opinioes pessoal!
avatar
Don Jon
Mensagens : 149
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 24

Re: Luta para recuperar minha vida

em 29/1/2016, 09:40
Seu corpo está sentindo os efeitos de uma abstinência da PMO. Exemplos de sintomas:

Sintomas de abstinência emocionais

Ansiedade;
Inquietação;
Irritabilidade;
Insônia;
Dores de cabeça;
Falta de concentração;
Depressão;
Isolamento social.

Os sintomas de abstinência física

Sudorese;
Coração acelerado;
Taquicardia;
Tensão muscular;
Aperto no peito;
Dificuldade em respirar;
Tremores;
Náuseas, vômitos ou diarréia.

_______________________________________
avatar
Back on the game
Mensagens : 284
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 35

Já passei por isso outras vezes e estou passando de novo exatamente agora!

em 29/1/2016, 16:06
Boa tarde Fls097.

Eu já cheguei a alcançar 29 dias de reboot e a duas semanas cai, tive uma nova recaída a uma semana e estou agora, como pode ver, com 7 dias.

Curiosamente, entrei no Forum agora, pra colocar um post exatamente sobre esse tema, onde queria relatar o meu estado emocional atual, que até me encontro ciente do que tenho que fazer e do tanto que terei que resistir pra permanecer no Caminho.

Mas tipo, estou num nível de inquietação mental também, muito grande, sei que isso se deve a esse período inicial da abstinência, onde nossa mente não está tanto pensado em pornografia de forma clara, mas assim como você falou, nada consegue nos dar satisfação.

Estou numa biblioteca estudando e trabalhando ( Meu trabalho me da liberdade de locais pra realizar meus projetos ), mas fico a todo instante, trocando de objeto do meu foco, ou seja, não consigo parar e me concentrar em algo por mais de uma hora seguida, minha mente fica sempre divagando e indo de um lado pro outro.

Como estou num ambiente em que tem muitas pessoas que estudam pra concurso, vejo o nível de concentração deles e isso de uma certa forma, mostra ainda mais como estou com pouco poder de concentração e do tanto que preciso recuperar ele o quanto antes. Não sei se você já conseguir chegar a uns 20 dias de reboot, mas cara, é fenomenal ! O nosso cérebro parece que começa a encontrar mais satisfação nas coisas simples da vida e assim, podemos ter mais satisfação em poder estudar e trabalhar, espero que você chegue a esse patamar, pois é realmente incrível e só de lembrar como eu ficava, me instiga a continuar e conseguir chegar lá novamente, pois vale muito a pena.

Realmente parece que me transformo em outra pessoa, no que tange a nível de concentração.

Mas, até lá, temos que segurar a onda e entender que nosso cérebro vai ficar querendo pular de assunto pra assunto, tema pra tema, local pra local, sempre buscando algo pra se estimular num nível parecido com a PMO, mas como sabemos, ele não vai alcançar tal estimulação nesses primeiros dois meses de reboot e então, temos que buscar ficarmos serenos e contentes com o fato de que, seguramente, chegaremos a esse patamar, precisamos apenas ter paciência e força pra passar por esse momento inicial, que é, com certeza, bem complicado!

Abraço e sucesso!

_______________________________________
"A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível." - Cora Coralina

http://pmobisexdrogas.blogspot.com.br
http://www.comoparar.com/t1834p30-a-realidade-de-back-on-the-game#21306


Lfso97
Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/12/2015

Medos e Inseguranças

em 5/2/2016, 06:10
Pessoal precisava mesmo de desabafar. Estou no meu 5° dia de reboot, após uma recaída novamente, e apesar das ansiedades q senti mesmo antes de começar o reboot, bem como medos e inseguranças, parece que agora no reboot esses medos apesar de não me provocarem tanta ansiedade, parece que prendem e não me deixam tar tanto à vontade, e me deixam ficar por casa e me tornar uma pessoa muito desleixada: por exemplo ate no aspecto de higiene ou estético como por exemplo apesar de querer ir cortar o cabelo nunca vou e adio sempre (talvez por estar sozinho em contrato com pessoas mais desconhecidas). Outros medos que me têm dominada nos últimos anos são o medo de ir a festas, de falhar em alguma ocasiao, não querer ir tirar a carta de condução...
O que realmente gostava de saber e se estes medos e este meu desleixo com o reboot irão aos poucos desaparecer e conseguir recuperar a minha vontade e organização. Gostava de tb saber se já aconteceu algo de semelhante a alguns de vocês!
avatar
TENENT
Mensagens : 207
Data de inscrição : 30/12/2014
Idade : 22

Re: Luta para recuperar minha vida

em 5/2/2016, 13:02
Olá Lfso97 !

Isto faz parte do processo, o caminho é cheio de pedras mas oque realmente deve importar pra você é concluir o reboot e não as pedras.

São os altos e baixos, o processo não é linear, então se você estiver em dias ruins lembre-se que tudo faz parte de uma prova que você está passando, e também terá dias ÓTIMOS, isso é CERTEZA, a tendencia é com o decorrer do tempo o seu emocional ir se estabilizando.

Eu ja cansei de me auto-sabotar e procrastinar, seja para pagar uma conta, cortar cabelo, comprar algo ou até mesmo sair com os amigos pra um bar, restaurante. Perdi as contas de qts vezes dava desculpas para ficar no meu conforto, só que hoje em dia, vejo meus dias como uma folha, e cada dia tento pinta-la com uma cor diferente.

Vlw amigão, espero ter respondido sua dúvida.

Abraços

_______________________________________
]
avatar
Toguro
Mensagens : 6214
Data de inscrição : 13/11/2015
Idade : 33
http://blokporn.blogspot.com

Re: Luta para recuperar minha vida

em 5/2/2016, 14:12
Não vão desaparecer, porque este problema não está associado à PMO. No máximo, a PMO pode ter piorado estes problemas, mas tenho quase absoluta certeza de que tais problemas são pré-existentes, e que você deve lidar com eles de outras formas.

Inicie atividades físicas, sobretudo em lugares com grande concentração de pessoas. Isso vai te ajudar a lidar com estes medos.

_______________________________________


Quem quer, dá um jeito. Quem não quer, dá desculpa.

Blog:

http://blokporn.blogspot.com.br/

História de Sucesso:

http://www.comoparar.com/t3167-toguro-32-anos-previa-180-dias

Email (criado especialmente para o fórum): toguroextranet@gmail.com

Diário: http://www.comoparar.com/t3599-saga-do-toguro
avatar
Toguro
Mensagens : 6214
Data de inscrição : 13/11/2015
Idade : 33
http://blokporn.blogspot.com

Re: Luta para recuperar minha vida

em 5/2/2016, 14:41
Não, estes problemas são pré-existentes, e possuem outras causas. No máximo, a PMO os agrava, mas largar a PMO não implica em largá-los.

Recomendo fazer uma auto-análise para saber porque você é assim, para que você consiga combater este seu lado.

_______________________________________


Quem quer, dá um jeito. Quem não quer, dá desculpa.

Blog:

http://blokporn.blogspot.com.br/

História de Sucesso:

http://www.comoparar.com/t3167-toguro-32-anos-previa-180-dias

Email (criado especialmente para o fórum): toguroextranet@gmail.com

Diário: http://www.comoparar.com/t3599-saga-do-toguro
avatar
Blpr
Moderador
Moderador
Mensagens : 4944
Data de inscrição : 30/05/2015

Re: Luta para recuperar minha vida

em 5/2/2016, 15:36


Vem a se é alguma repressão, problemas na escola, educação autoritária. Todas essas experiências condiciona para a vida toda certos comportamentos. Isso, a longo prazo, afeta a autoestima. É fato de a gente não manter um convívio social saudável faz da gente ficar assim.

Toda a realidade sobre nós mesmos existe na mente. A gente forma nosso comportamento seja de forma pessoal ou moldado pelas circunstâncias que memoriza experiências significativas e programa hábitos.

Mas A gente tem a possibilidade de criar e recriar nossa realidade. Tudo o que nos condiciona forma nosso sistema de crenças. A gente se vê como coitadinhos e vítimas porque estamos a toda hora deixando que os outros façam a gente enxergar o que eles querem. Mas, somos o autor de nossa própria história. Você pode sair da matrix e fazer o salto quântico para outra realidade. Como? Quebrar seu sistema de crenças.

Adotando novos hábitos e posturas frente a vida. Mas não é para provar para os outros, mas para sua própria evolução como ser humano. É break the wall! Quebrar os muros que a gente mesmo constrói para esconder nossas limitações. Hoje estava caminhando e antes eu tinha mania de baixar os olhos quando passava por alguém. Sabe o que é isso? Vergonha de mostrar nossa inferioridade. Antes se passava uma mulher eu também baixava os olhos porque eu era inseguro. Se olhasse, era para o corpo só pensando sexo depravado. Eu olhava as mulheres dessa forma porque assim achava que teria a oportunidade de me manter meu desejo por elas. Vivia na fantasia porque acreditava que eu era fracasso em tudo. Mas é isso. Se você tem falta de higiene e se isola é porque você acredita que é isso.

Temos limitações, mas a capacidade de romper limitações também é outro fator de evolução pessoal. Abraão era gago, Napoleao era baixinho, mas tiveram caráter. Então, é isso. Ninguém te impede de você se superar.

_______________________________________
Link do e-book grátis:

https://drive.google.com/open?id=0B_ZBYrwrvOuJTDctSjhvdGQ1V1E


avatar
Toguro
Mensagens : 6214
Data de inscrição : 13/11/2015
Idade : 33
http://blokporn.blogspot.com

Re: Luta para recuperar minha vida

em 5/2/2016, 17:46
Blpr escreveu:

Vem a se é alguma repressão, problemas na escola, educação autoritária. Todas essas experiências condiciona para a vida toda certos comportamentos. Isso, a longo prazo, afeta a autoestima. É fato de a gente não manter um convívio social saudável faz da gente ficar assim.

Toda a realidade sobre nós mesmos existe na mente. A gente forma nosso comportamento seja de forma pessoal ou moldado pelas circunstâncias que memoriza experiências significativas e programa hábitos.

Mas A gente tem a possibilidade de criar e recriar nossa realidade. Tudo o que nos condiciona forma nosso sistema de crenças. A gente se vê como coitadinhos e vítimas porque estamos a toda hora deixando que os outros façam a gente enxergar o que eles querem. Mas, somos o autor de nossa própria história. Você pode sair da matrix e fazer o salto quântico para outra realidade. Como? Quebrar seu sistema de crenças.

Adotando novos hábitos e posturas frente a vida. Mas não é para provar para os outros, mas para sua própria evolução como ser humano. É break the wall! Quebrar os muros que a gente mesmo constrói para esconder nossas limitações. Hoje estava caminhando e antes eu tinha mania de baixar os olhos quando passava por alguém. Sabe o que é isso? Vergonha de mostrar nossa inferioridade. Antes se passava uma mulher eu também baixava os olhos porque eu era inseguro. Se olhasse, era para o corpo só pensando sexo depravado. Eu olhava as mulheres dessa forma porque assim achava que teria a oportunidade de me manter meu desejo por elas. Vivia na fantasia porque acreditava que eu era fracasso em tudo. Mas é isso. Se você tem falta de higiene e se isola é porque você acredita que é isso.

Temos limitações, mas a capacidade de romper limitações também é outro fator de evolução pessoal. Abraão era gago, Napoleao era baixinho, mas tiveram caráter. Então, é isso. Ninguém te impede de você se superar.

Este comentário deveria ser escrito em uma pedra. Muito foda.

_______________________________________


Quem quer, dá um jeito. Quem não quer, dá desculpa.

Blog:

http://blokporn.blogspot.com.br/

História de Sucesso:

http://www.comoparar.com/t3167-toguro-32-anos-previa-180-dias

Email (criado especialmente para o fórum): toguroextranet@gmail.com

Diário: http://www.comoparar.com/t3599-saga-do-toguro
avatar
W. Burk
Mensagens : 834
Data de inscrição : 01/02/2016
Localização : Valhala

Re: Luta para recuperar minha vida

em 11/2/2016, 13:34
Tenho sentido desconforto na região do peitoral, um pouco de ansiedade(sem meditação seria mais alta), irritabilidade e etc. Pode procurar sintomas de abstinência de drogas, é bem parecido.

_______________________________________



"A dor é temporária. Ela pode durar um minuto ou uma hora. Pode até durar um ano. Mas em algum momento ela vai diminuir e outra coisa tomará o seu lugar. Porém, se você parar de lutar, essa dor vai durar para sempre"

Acompanhe o DIÁRIO: http://www.comoparar.com/t2507-diario-de-bordo-w-burk#31164

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

avatar
Toguro
Mensagens : 6214
Data de inscrição : 13/11/2015
Idade : 33
http://blokporn.blogspot.com

Re: Luta para recuperar minha vida

em 11/2/2016, 16:38
Ansiedade, fantasias a mil, irritabilidade, insônia, vontade de voltar correndo para o PC, medo de nunca mais gozar, entre outros. Uma vez, eu ejaculei na rua quando estava voltando do mercado, kkkkkkkk Shocked

_______________________________________


Quem quer, dá um jeito. Quem não quer, dá desculpa.

Blog:

http://blokporn.blogspot.com.br/

História de Sucesso:

http://www.comoparar.com/t3167-toguro-32-anos-previa-180-dias

Email (criado especialmente para o fórum): toguroextranet@gmail.com

Diário: http://www.comoparar.com/t3599-saga-do-toguro
avatar
Israelita
Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 12/2/2016, 08:25
Nos primeiros dias(que são mais punk) tenho Ansiedade, mudança de humor, muita raiva, desanimo, lentidão, preguiça, procrastinação, pessimismo, angustia. Mas creio que isso está ocorrendo tbm, porque não estou correndo ao ar livre, nem praticando um esporte(curto andar de skate longboard e Muay thai) ou seja, falta endorfina e o corpo não está tendo estímulos. Também estou muito em casa, pouco contato social, dai é normal ficar meio "louco". Nos 10 primeiros dias o corpo estranha mais, na minha opinião.

Sucesso aí, fica firme!
avatar
Silva
Mensagens : 71
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 12:48
Estou no meu sétimo dia do rebooting, tenho percebido uma indisposição geral para a realização de tarefas simples. Tarefas estas que eram feitas dias atrás sem problema algum. Isto revela uma ligação com a dopamina, melhor dizendo o quanto eu me tornei escravo da pornografia. Já imaginava que poderia ter de superar estes sintomas, antes mesmo do início deste combate. Reconhecer a dependência pornográfica não é uma tarefa simples, mas depois de constatado o efeito devastador da mesma em minha vida. Hoje a pornografia se tornou uma oponente de respeito, estou pronto para derrota-la e a maior recompensa disso tudo será a resgate de tudo aquilo que me foi roubado durante o período de entorpecimento. "Que experiência nefasta".
avatar
Israelita
Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 13:21
Silva escreveu:Estou no meu sétimo dia do rebooting,  tenho percebido uma indisposição geral para a realização de tarefas simples. Tarefas estas que eram feitas dias  atrás sem problema algum. Isto revela uma ligação com a dopamina, melhor dizendo o quanto eu me tornei escravo da pornografia. Já imaginava que poderia ter de superar estes sintomas, antes mesmo do início deste combate. Reconhecer a dependência pornográfica não é uma tarefa simples, mas depois de constatado o efeito devastador da mesma em minha vida. Hoje a pornografia se tornou uma oponente de respeito, estou pronto para derrota-la e a maior recompensa disso tudo será a resgate de tudo aquilo que me foi roubado durante o período de entorpecimento. "Que experiência nefasta".

É cara, temos que buscar prazer em outras atividades se não é grande a chance de quedas. Gosto de correr nos parques aqui da minha cidade e socar o saco de pancadas até a exaustão(musculação irei voltar). Não é facil, é guerra, disciplina, renuncia, sacrificio. Percebi que nessa abstinencia ando de um lado para o outro em casa(tipo do Fifa16 para o Pc, do pc para geladeira, da geladeira para fifa auahuahuha). Tem que cansar o corpo e a mente, dormir cansado para não dar brecha, a hora de dormir que tenho que vigiar.

Fica na Paz! Tamo Junto!
avatar
Silva
Mensagens : 71
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 15:40
Concordo plenamente! Também tenho o hábito de correr, vou ter que me superar nos próximos dias, pelo menos até aparecer um antídoto que alivia os sintomas.A Fé em Deus e em mim me leva a prosseguir nesta Batalha . Torço para que quando eu completar os 90 dias eu já possa comemorar os benefícios desta abstinência, talvez seja um pouco de loucura da minha parte acreditar em resultados animadores em 90 dias.Porém mais cedo ou mais tarde a luta virá acompanhada de uma grande VITÓRIA.
avatar
Israelita
Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 17:00
Silva escreveu:Concordo plenamente! Também tenho o hábito de correr, vou ter que me superar nos próximos dias, pelo menos até aparecer um antídoto que alivia os sintomas.A Fé em Deus e em mim me leva a prosseguir nesta Batalha . Torço para que quando eu completar os 90 dias eu já possa comemorar os benefícios desta abstinência,  talvez seja um pouco de loucura da minha parte acreditar em resultados animadores em 90 dias.Porém mais cedo ou mais tarde a luta virá acompanhada de uma grande VITÓRIA.

Pode crer, corri hoje pela tarde e já me sinto renovado, tranquilo. Os dias que não corro ou faço algo prazeroso que substitua o vicio em PMO até os latidos dos meu dogs me deixam irritado hahaha.

avatar
Israelita
Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 17:01
Israelita escreveu:
Silva escreveu:Concordo plenamente! Também tenho o hábito de correr, vou ter que me superar nos próximos dias, pelo menos até aparecer um antídoto que alivia os sintomas.A Fé em Deus e em mim me leva a prosseguir nesta Batalha . Torço para que quando eu completar os 90 dias eu já possa comemorar os benefícios desta abstinência,  talvez seja um pouco de loucura da minha parte acreditar em resultados animadores em 90 dias.Porém mais cedo ou mais tarde a luta virá acompanhada de uma grande VITÓRIA.

Pode crer, corri hoje pela tarde e já me sinto renovado, tranquilo. Os dias que não corro ou faço algo prazeroso que substitua o vicio em PMO, faz com que até os latidos dos meus dogs me deixam irritado hahaha.

avatar
Silva
Mensagens : 71
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 17:08
"Brother,se este não fosse um assunto tão constrangedor ão ponto deste fórum ser uma das poucas formas de se manter o anonimato, certamente já teria criado um grupo de Whats, para que todos aqueles que travam esta luta diária pudessem interagir no grupo, talvez ainda seja uma idéia a ser amadurecida, mas não deixa de ser uma boa sugestão ".
avatar
Israelita
Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/02/2016

Re: Luta para recuperar minha vida

em 14/2/2016, 17:16
Silva escreveu:"Brother,se este não fosse um assunto tão constrangedor ão ponto deste fórum ser uma das poucas formas de se manter o anonimato, certamente já teria criado um grupo de Whats,  para que todos aqueles que travam esta luta diária pudessem interagir no grupo, talvez ainda seja uma idéia a ser amadurecida, mas não deixa de ser uma boa sugestão ".

Acho que já tem: http://www.comoparar.com/t682p15-grupo-no-whats-app?highlight=Whats
Mas não sei é atualizado, eu não tenho Whats, nem face rsrsrs, mas a idéia é boa mesmo.
avatar
Phenix
Mensagens : 116
Data de inscrição : 24/06/2015

Re: Luta para recuperar minha vida

em 17/2/2016, 18:32
Toguro escreveu:Ansiedade, fantasias a mil, irritabilidade, insônia, vontade de voltar correndo para o PC, medo de nunca mais gozar, entre outros. Uma vez, eu ejaculei na rua quando estava voltando do mercado, kkkkkkkk Shocked

Você ainda sente isso Toguro? Agora fiquei assustado, nunca ouvi falar em polução diurna, kkkk

Não sei se aguentaria a ponto de gozar acodado.

_______________________________________
Concede-me, DEUS,
A SERENIDADE necessária para ACEITAR as coisas que não posso modificar,
CORAGEM para MODIFICAR as que eu posso e
SABEDORIA para DISTINGUIR uma das outras.


Desfrutando um momento de cada vez;

Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz,
Aceitando o mundo tal como é, e não como gostaria que fosse,
Confiando que Deus fará bem todas as coisas se eu me render à Sua vontade,
Para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele para sempre.

Que assim seja!
Lfso97
Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/12/2015

Mudanças de humor muito fortes

em 1/3/2016, 11:52
Estou no meu 10° dia de reboot e nos primeiros 4 dias senti realmente uma grande agitação psicologica por causa das mudanças de humor. Primeiro dia até me senti mais solto mas depois senti à força a falta de dopamina. No entanto melhorou a partir do quinto dia. Agora voltaram as mudanças de humor e hoje devido à conjugação de vários acontecimentos fui muito a baixo, e senti me a pessoa mais desprezivel da escola rodeado de outras pessoas, algumas com quem me dou extramamente bem. Mas hoje cheguei a casa sentindo uma tristeza enorma e falta de edperança e nao contive-me em chorar. Outea coisa q eh reparo é k quando estou feliz e com energia e disposição parece q as pessoas se relacionam mais comigo e as amizades evoluem! Pessoal isto das musancas de humor ja vos aconteceu varias vezes durante o reboot?
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum