Compartilhe
Ir em baixo
Ver perfil do usuário

O poder dos bons hábitos.

em 3/2/2018, 16:58

Prezados companheiros de batalha, escrevo esse texto como alguém que já falhou, no mínimo, 3 vezes no reboot, mas que mesmo em meio as adversidades e as derrotas no campo de batalha jamais desistiu, e através da experimentação proporcionada pelas derrotas seguidas de perseverança conseguiu descobrir algumas coisas que podem ajudar outros nessa árdua batalha.
Em fim, sem maiores delongas, espero que essas minhas experiências ajudem alguém. Se ajudar ao menos um, ficarei eternamente feliz.

Gostaria de tratar com os nobres colegas sobre formas de buscar novas fontes de prazer para nosso cérebro viciado ou, quem sabe, até tentar regular de alguma forma o nosso sistema de recompensas.

Minha vida foi profundamente afetada pelo vício. Eu me tornei alguém desorganizado, preguiçoso, introvertido, passivo, melancólico dentre tantas outras coisas. Tenho certeza que eu não fui o único, talvez você esteja lendo essas palavras e se reconhecendo nelas. Um outro exemplo que pode lançar um pouco mais de luz em nossa reflexão, foi minha relação com doces e outros prazeres. Como eu tinha um cérebro viciado em altas doses de dopamina(PMO), com o passar dos anos meu sistema de recompensas já se encontrava totalmente desregulado, ao passo que buscava doses e mais doses de dopamina a todo o tempo, com isso eu me tornei um comedor de doces compulsivo, bem como passei a ter uma tendência a me viciar por tudo aquilo que me gerava uma certa dose de prazer.

E o que eu quero tratar nesse texto é exatamente sobre alternativas para buscar novas e melhores fontes de prazer para nosso cérebro. E é importante ressaltar que essas alternativas podem não ser apenas novas fontes de prazer, elas podem ser uma boa alternativa para, ao longo do tempo, regular novamente nosso sistema de recompensas e, assim, tornarem-se poderosas aliadas na busca de uma vida limpa longe do vicio. Além, é claro, de nos fornecer uma grandiosa chance de mudarmos nossa vida por completo, nos tornando mais produtivos e proativos.

Gostaria de falar sobre hábitos, sobre a construção de hábitos saudáveis, vigorosos e transformadores. Como muitos já sabem, a pratica de esportes, boa relação com amigos e familiares, o alcance de um objetivo, dentre tantas outras coisas são boas e saudáveis fontes de dopamina, e é exatamente ai que podemos encontrar um aliado para nossa.
Tenho buscado construir pequenos e grandes hábitos em minha vida, isso tem transformado para melhor, para um patamar jamais alcançado, além, é claro, de estar me ajudando poderosamente na luta contra o vício. Minhas fontes de prazeres nunca mais foram as mesmas, minha vida nunca mais foi a mesma.

Diante do exposto, buscando auxiliá-los, irei enumerar alguns hábitos que tenho criado em minha vida:

1- Acordar cedo: Estou começando aos poucos a acordar um pouco mais cedo do que deveria para me arrumar. Nesse tempo ganho eu busco tomar um café da manhã tranquilo e saudável, me alongar e se possível praticar exercícios, estudar um pouco, ler notícias do dia etc...

2- Alimentação saudável: Como mencionei acima, eu tinha uma péssima dieta. Uma má alimentação contribui para um desregulação de todo nosso organismo, afetando a produção de hormônios, afetando nosso humor, afeta nosso sistema de recompensas entre diversas outras coisas.

3- Exercícios: Os exercícios físicos são uma ótima fonte de dopamina, além de contribuir para uma vida saudável física e mentalmente. Não subestimem o poder dos exercícios para um viciado, o fator psicológico é fundamental para uma recuperação plena, e os exercícios são fundamentais para isso.

4- Beber água: Pode parecer simples, mas a água está presente em todos os processos de nosso organismo, inclusive na desintoxicação. Bebendo água de forma correta você terá a sensação de estar cuidando de sua saúde, acredite, isso gera boas deses de dopamina. Beba no mínimo 2 litros de água.
5- Limpeza e organização: O vicio trás consigo uma gama variada de maus hábitos... Para muitos a desorganização é incrivelmente presente. Ser organizado e higiênico pode ser uma grande ajuda. Já li estudos que ambientes limpos e bem cuidados inibem a praticas de vários maus hábitos, inclusive vícios, ao passo que ambientes sujos e bagunçados são armadilhas para maus hábitos. Seja organizado, viva num ambiente cuidadosamente organizado por você, limpo por você. São hábitos nobres que forneceram dopamina. Apenas mentes não viciadas valorizam de fato isso.

6- Lazos emocionais: Outra coisa é fundamental são laços emocionais. A mente viciada tende a se "materializar" e não levar em consideração laços profundos e saudáveis de afeto, pelo contrário tende a objetificar tudo e todos. Crie laços de amizades, valorize uma boa conversa com amigos e familiares, seja uma pessoa mais disposta a ajudar o próximo, seja proativo em ajudar pessoas queridas etc... Saiba que sentimentos e hábitos nobres são fundamentais para a regularização de nossa mentalidade, para não sermos mais viciados precisamos, também, termos uma nova visão de mundo.

7- Estudos: Busque desafiar seu cérebro com novas, desafiadoras e produtivas atividades. Sem dúvidas estudar é uma ótima opção. Analise em sua vida algo que pode ser bom para sua vida, e estude. Pode ser uma preparação para um concurso, pode ser potencializar os estudos na sua área de atuação, pode ser uma dedicação aos estudos de suas religião, pode ser estudos filosóficos etc... Enfim, estude, meu caro, você se sentira uma pessoa mais elevada e produtiva. Sua mente terá uma nova e nobre fonte de prazer.

8- Proatividade/empreendedorismo: Busque ser alguém proativo e empreendedor em todas as áreas de sua vida. Sua mente não foi criada para estar parada, você é dotado de um capacidade notável, desenvolva!!! Sem dúvidas, quando você é produtivo e empreendedor você enxerga a vida de uma nova perspectiva, uma perspectiva mais profunda.

Essas foram pequenas dicas de hábitos a serem cultivados. Ao analisar seu contesto sem dúvidas você encontrará outros a serem cultivados... Mas a ideia básica é essa, e se seguida pode potencializar seu reboot.

Meu sonho é ver uma geração de homens e mulheres sadios, cheios de bons hábitos, cidadãos melhores em todos os aspectos de suas vidas. Pessoas que valorizam coisas realmente boas, coisas nobres, que não sejam levadas por qualquer prazer... Espero que algumas pessoas leiam essas palavras e sintam-se motivas a tornarem-se pessoas melhores.

Deus abençoe a todos. Avencemos com coragem e firmeza!
Um forte abraço.

Ver perfil do usuário

Re: O poder dos bons hábitos.

em 3/2/2018, 17:49
Muito bom texto sdg, esses hábitos que você mencionou acima são muito importantes para reboot, sobre a limpeza ,beber água ,exercícios e alimentação saudável são completamente fundamentais na recuperação de um reboot , os outros também, o que eu descobrir com o fórum e com os livros , a coisa mais importante foi como funciona o setor de recompensa do nosso cérebro, com esse conhecimento podemos desenvolver novos hábitos e sim mudar nossa vida por completo , o reboot é só um impulsivo para um vida maravilhosa e plena , aliás " uma jornada de mil milhas começa com apenas um passo " , obrigado pelo texto muito bom

Enviado pelo Topic'it
Ver perfil do usuário

em 4/2/2018, 04:48
Obrigado, Morfeu, tamo junto!
Abraço!
Moderador
Moderador
Ver perfil do usuário

em 9/2/2018, 14:07
Olá Sdg! Muito obrigado por compartilhar conosco os seus aprendizados durante o seu Reboot. De fato, essas suas reflexões sobre inserir novos hábitos na nossa vida faz uma grande diferença entre o sucesso e a falha no Reboot, entre o sucesso e a falha na vida.

Sem dúvidas o exercício físico e a alimentação saudável também são ótimas fontes de dopamina à longo prazo. Pois no curto prazo queremos nos saciar logo com doces, salgados, gorduras ruins que, no longo prazo, nos fazem mal. Diferentemente do que acontece com os bons alimentos. E fico feliz por saber que você mudou seus hábitos alimentares para melhor, e hoje experimenta dos benefícios disso! Se eu passo uma semana sem fazer pelo menos 15 minutinhos de corrida, já sinto que falta mais alguma coisa na vida.

Compartilho contigo dos oito hábitos que você pontou, só acho que eu preciso melhorar mais nos laços emocionais. De qualquer forma, você me ajudou muito com a sua reflexão, bro, de verdade. Como esses temas geralmente são de desenvolvimento pessoal, pensei que você pudesse ser um coach.... haha Brincadeiras à parte, muito bom o texto.

Continue participando do Fórum e trocando as suas experiências com os amigos de batalha. Com certeza teremos aqui muita troca de informações construtivas!

Um grande abraço, e sucesso no Reboot e na vida! Wink

Ver perfil do usuário

em 10/2/2018, 07:05
Realmente esses são ótimos hábitos! Não apenas para se livrar do vício mas também para manter a saúde mental e física. Acredito que esses hábitos que reduzem muito nossa ansiedade e angústias nos tornam pessoas mais felizes e dispostas a encarar os problemas da vida com sobriedade e austeridade.

Ver perfil do usuário

em 14/2/2018, 08:26
ilCapo, meu nobre, obrigado pelas palavras!
Fico grato em ter ajudado de alguma forma.
Parabéns por já está colocando em prática a maioria desses hábitos que eu enumerei. Sem dúvidas você está mais próximo dos seus objetivos.
Vou pensar sobre o coaching... Hahaha
Valeu, abraço!
Ver perfil do usuário

em 14/2/2018, 08:28
Anthrax, é isso mesmo meu nobre!
Acho que esse é um ótimo caminho a ser trilhado!
Um grande abraço, guerreiro!
Ver perfil do usuário

em 27/2/2018, 23:19
Muito bom mano!!! 

Hábitos excelentes, todo rebooter deveria adota-los.

Estou pecando na parte do acordar cedo (mas já estou procurando dar um jeito) e na minha alimentação. Eu costumava acordar 5 hrs, tomava café e ia malhar - a sensação que temos é que o dia ganha algumas horas extras.

Abrçs.
Ver perfil do usuário

em 5/6/2018, 06:15
Excelentes dicas e parabéns pela vitória!!
Ver perfil do usuário

em 7/6/2018, 17:00
Sdg, tudo bem? Como vão as coisas?

Ver perfil do usuário

em 11/6/2018, 18:50
Parabéns pelo seu rebbot completo. Obrigado pelas suas dicas, vou começar fazer esses hábitos. Vai mim ajudar e muito.