Ir para baixo
Etezinho
Etezinho
Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/04/2023
Idade : 30
Localização : Varginha-MG

[DICA] Uso de Mega-Listas de Bloqueio - DNS Over HTTPS - Firefox  Empty [DICA] Uso de Mega-Listas de Bloqueio - DNS Over HTTPS - Firefox

29/4/2023, 16:46
Pessoal, gostaria de compartilhar minha estratégia de bloqueio, com o objetivo de ajudar quem talvez esteja passando por dificuldade.

Os bloqueadores, como o Cold Turkey, são essenciais e, em muitos casos, suficientes para atingirmos o nosso objetivo.

Contudo, a depender da extensão da lista de bloqueio, o funcionamento do computador pode ser prejudicado, sem falar no tempo que perdemos para formar a lista.

Para isso, uma solução viável que encontrei, é usar o "DNS sobre HTTPS" no Firefox.

No DNS-Warden (existem outras opções gratuitas) podemos criar endereços de DNS customizáveis a partir de mega-listas públicas. Eu utilizo, por exemplo, entre outras, a lista 1Hosts (kidSaf) que possui mais de 1 milhão de sites com conteúdo adulto e eu jamais teria condições de gerar uma lista desse tamanho sozinho. Destaco que a lista é atualizada diariamente e contempla sites brasileiros.

Gerado o link, basta ativarmos o "DNS sobre HTTPS" no firefox e inserirmos o link lá.

O grande trunfo da técnica é que podemos trancar esta opção, vejam como o meu firefox fica:

[DICA] Uso de Mega-Listas de Bloqueio - DNS Over HTTPS - Firefox  Image10

Como isso é feito? por meio do editor de registro do Windows.

Basta pesquisar na barra de tarefas o termo "regedit" que aparecerá a opção de entrar no registro. Após, basta procurar pelo seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE→SOFTWARE→Policies→Firefox→DNSOverHTTPS e criar os seguintes registros
[DICA] Uso de Mega-Listas de Bloqueio - DNS Over HTTPS - Firefox  Image11

Reparem que no ProviderURL, é necessário inserir o Link gerado no DNS Warden ou em outro site semelhante.

É possível que talvez não exista a pasta Firefox dentro do Policies, neste caso, será necessário criar a pasta. A pasta DNSOverHTTPS certamente não existirá, então também será necessário criar.

Depois disso, a edição do DNS sobre o HTTPS fica trancada, conforme a primeira imagem que eu mostrei.

Aí você pode pensar: "Tá, mas se eu quiser, é só eu voltar no editor do registro e desfazer as alterações que eu fiz"

Sim, isso é verdade. Por isso que é essencial ter um bloqueador, como o Cold Turkey por exemplo, que possa bloquear a abertura do Editor de Registro, além disso é essencial que a abertura de outros navegadores (Edge, Chrome e Opera) também sejam bloqueados pelo Cold Turkey.

A minha ideia aqui foi transmitir uma solução rígida, segura e que não demanda muita perda de tempo para montagem de lista de bloqueio. Espero que possa ser de algum proveito para alguém.

Vejam como fica quando tento acessar um site adulto:
[DICA] Uso de Mega-Listas de Bloqueio - DNS Over HTTPS - Firefox  Image12
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos