Ir para baixo
avatar
Zuriel
Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/11/2023

Zuriel Empty Zuriel

Qua 22 Nov 2023, 18:00
Oi! Me chamo ( ), mas podem me chamar de Zuriel por aqui!

Tenho 19 anos, sou estudante de psicologia e gay (via de regra). Acredito que tenho o vício em pmo desde os 15 anos e desde então isso sempre foi algo que esteve comigo e pesando o cotidiano. De verdade, acho que tudo piorou mais recentemente e por isso vim tentar ver algum jeito de me desvencilhar disso. Era do interior e me mudei para a capital e desde então pude entrar em contato com novas experiências, principalmente sexuais. Chega a ser bizarro o quanto minha vida mudou aqui. Aquela triste realidade de se sentir preso e sem conseguir ser quem você é em um lugar e finalmente poder ter liberdade, simplesmente incrível. Mas com isso fui percebendo que um problema que vinha ignorando vinha tomando forma e uma forma que tava cada vez mais real. Sempre minimizei os problemas e efeitos do consumo de pmo a longo prazo. Deixar claro que eu já sentia que tinha uma ansiedade social, episódios depressivos e etc e que de alguma forma isso tava ligado a esse consumo mas ainda assim não dava mt importância. Até que eu tive a minha primeira relação sexual, e depois a segunda e daí em diante todas foram desastrosas. Talvez eu esteja sendo um pouco exagerado, mas eu me senti completamente fracassado e impotente nessas situações e percebi como meu cérebro tava destruído pelo P.
Foram momentos completamente frustrantes e que me deram um choque de realidade. E desse choque de realidade eu tô aqui escrevendo.
Vim lendo o fórum nesses últimos tempos. Preciso de dicas pra conseguir fazer um reboot que vá longe.

Abraços.

psico e Rebooter2023 gostam desta mensagem

Star Lord
Star Lord
Mensagens : 129
Data de inscrição : 22/11/2014
Idade : 32

Zuriel Empty Re: Zuriel

Seg 27 Nov 2023, 10:18
Oi! Me chamo ( ), mas podem me chamar de Zuriel por aqui!

Tenho 19 anos, sou estudante de psicologia e gay (via de regra). Acredito que tenho o vício em pmo desde os 15 anos e desde então isso sempre foi algo que esteve comigo e pesando o cotidiano. De verdade, acho que tudo piorou mais recentemente e por isso vim tentar ver algum jeito de me desvencilhar disso. Era do interior e me mudei para a capital e desde então pude entrar em contato com novas experiências, principalmente sexuais. Chega a ser bizarro o quanto minha vida mudou aqui. Aquela triste realidade de se sentir preso e sem conseguir ser quem você é em um lugar e finalmente poder ter liberdade, simplesmente incrível. Mas com isso fui percebendo que um problema que vinha ignorando vinha tomando forma e uma forma que tava cada vez mais real. Sempre minimizei os problemas e efeitos do consumo de pmo a longo prazo. Deixar claro que eu já sentia que tinha uma ansiedade social, episódios depressivos e etc e que de alguma forma isso tava ligado a esse consumo mas ainda assim não dava mt importância. Até que eu tive a minha primeira relação sexual, e depois a segunda e daí em diante todas foram desastrosas. Talvez eu esteja sendo um pouco exagerado, mas eu me senti completamente fracassado e impotente nessas situações e percebi como meu cérebro tava destruído pelo P.
Foram momentos completamente frustrantes e que me deram um choque de realidade. E desse choque de realidade eu tô aqui escrevendo.
Vim lendo o fórum nesses últimos tempos. Preciso de dicas pra conseguir fazer um reboot que vá longe.

Abraços.

Bom dia Zuriel, seja bem vindo ao fórum!

Primeiro de tudo, parabéns pela iniciativa em entender mais sobre o vício e em ter procurado o fórum. Vc se sentirá bem acolhido aqui.
Realmente é libertador se sentir bem com quem realmente somos. Nada pior que ter que esconder quem somos, principalmente de nós mesmos.

Esse choque de realidade aconteceu com todos nós aqui. Só percebemos o problema quando estamos no fundo do poço, frustrados. Não se sinta sozinho nessa jornada. Sinta-se como parte de uma comunidade que tbm tem lutado com P.

Quanto as dicas, vou te dizer algumas que tem funcionado comigo, mas é importante que vc veja o que funciona melhor com vc:

Primeiro: Entender como o vício em P funciona, ao que está relacionado, como ele se desenvolve e como te afeta. Pesquise sobre como ele age no nosso sistema de recompensa e nos receptores de dopamina. Para isso eu assisti alguns vídeos no Youtube que clarearam mais minha compreensão sobre o vício.

Segundo: Geralmente a prática de PMO está ligada a algum gatilho. Identifique esses gatilhos e se não puder eliminá-los, amenize o impacto deles. Por exemplo, meu maior gatilho é o instagram. Quando eu entrava no perfil de algum cara que o insta recomendava ou que eu já seguia pra dar uma "olhada" eu topava com o link do On****ns, então já sabia que aquele cara tinha conteúdo explicito e eu começava a procurar no twitter e em outros lugares e tal. E assim o ciclo iniciava. Como tem alguns conteúdos que eu gosto de conferir no insta (promoções de mercado a maioria, rsrs) eu não ia conseguir eliminar de vez, mas diminui o impacto criando uma segunda conta, em que eu sigo somente esse tipo de conteúdo. E eu desinstalei o app e acesso apenas via navegador, que torna o acesso mais chato e ruim, então entro somente para ver aquele conteúdo específico e saio.

Terceiro: Use as ferramentas que julgar necessário para ao menos dificultar seu acesso a P, principalmente nos primeiros dias de reboot, que são os piores. Eu não uso nenhuma específica, já tentei alguns bloqueadores, mas no final, a gente sabe como quebrar a segurança deles. Mas talvez seja algo que funciona pra vc.

Quarto: Manter seus ambientes sempre limpos, organizados, arejados e claros. Isso fará com que tenha mais clareza mental. Ambientes escuros e bagunçados são propícios para recaídas.

Quinto: Procurar por novos hábitos saudáveis que tirem o foco de P no seu cotidiano. Fazer exercícios, sair para caminhar, cuidar de um pet, fazer artesanato, ler, cozinhar, assistir uma série nova (com moderação). Eu tenho tentado ir ao máximo na academia, apesar de ter falhado alguns dias. Mas com a rotina é normal isso acontecer. E tenho inserido outros hábitos pra tomar o lugar que P tinha no meu cotidiano. Nosso prazer por essas coisas vai diminuindo por causa do vício em P. Mas como tempo e dedicação, voltamos a nos sentir motivados a continuar com eles.

Sexto: Sair dos aplicativos de encontros. Acho importante, pelo menos nas primeiras semanas, se abdicar de S casual. Não sei se esse é o seu caso ou se está em um relacionamento. fixo. Mas se for, esse dica esta dica acaba se relacionando com a segunda. Esses apps geram ansiedade e frustração além de serem gatilhos para P.

Sétimo: Por último e não menos importante, focar nos seus dias de sucesso e não nos dias de recaídas. Sim, provavelmente vc terá recaídas no processo. E temos a tendência em focar no nosso fracasso ao invés de focar nos dias bem sucedidos. Se em 30 dias vc recaiu 3, significa que vc esteve limpo por 27 dias. Vc teve 90% de sucesso. É coisa pra caramba. Não deixe esses 3 míseros dias te tirarem do seu foco.

Acabei me prolongando muito, peço desculpas se fui muito prolixo, mas essas dicas são o que tem me ajudar a manter firme no reboot.

PS. Não é bem uma dica, é mais um conselho. É sempre importante postar aqui no fórum com certa frequência e tbm acompanhar o fórum de outros para ter mais perspectivas.

Novamente, seja bem vindo. Um abraço e siga firme no reboot.

_______________________________________


"O tempo não existe: tudo se resume ao instante. O antes disso é um rio que corre, mas não passa".

Meu Diário: https://comoparar.forumeiros.com/t125-diario-do-star-lord
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos