Gardenzio - Sim, nós podemos.

+43
Fp36anos
VencendoDesafios
Galo.Cego
Kobscop
Marcelus1000
StoicBrother
KobeBryant
Kirateus
Cavalo
Gladiador de Fé
Marcos081
Na luta
Diácono Lucas
BL
Christopher Moltisanti
guerreirodeluz
Spartacuz
empreendedorviciadoenovo
Lima Gomes
Лев
Sharknaldo
NogueiraJ
Bellator
Marco A.
Optimus Prime
sparta
soprano
Luan_
Filho dos Deuses
Satoru Gojo
Saiyajin
BRAVO MIKE
Mike
James Holmes
RousseauStrong
Justiceiro do Sertão
Ben Park
Drew
eduxx
jean
Cavalo Alado
Mateus Fonseca
Rottweiler
47 participantes
Ir para baixo
Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

19/11/2022, 10:41
Rottweiler escreveu:
Blz Gardenzio, deixo aqui meus parabéns por estar sempre procurando aprender mais. E também um alerta. Se dedicar somente a um campo ou coisa pode ser também uma válvula de escape para esconder outros problemas. Você tem feito exercícios físicos? Trabalha, estuda (faculdade ou concurso)? Tem conversado com familiares/amigos... Puxar muito a corda para um lado pode gerar problemas em outras áreas. Eu mesmo por exemplo já tive épocas que tudo era "No fap". Vídeos, fóruns, estudos científicos... mas estava deixando de lado minhas coisas. Caso isso não se aplique a você, desconsidere essa mensagem. No mais é isso.

Vlw,
Até +

Obrigado, meu nobre Rott! Você tem razão no que diz, meu amigo. Não adianta focar apenas numa única coisa só e deixar de lado outros aspectos da vida. Desde setembro eu tive uma dor na lombar que me impossibilitou treinar por + ou - 4 semanas, em outubro retornei e há 10 dias tive sintomas de covid 19, mas estou retomando aos poucos a rotina de treinos. Se Deus quiser, logo logo retomarei, pois me faz falta. O interessante, como vc bem pontuou, é conseguir equilibrar as demais esferas da vida.

Grande abraço!

Kobscop escreveu:Amigo vou tirar um tempo pra ler seu diário e te acompanhar a partir de agora.
Torcendo por você!

Salve, meu nobre Kobscop! Seja bem vindo, então, ao diário. Fique à vontade para ler e obrigado pela força.

Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Rottweiler e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty 5th day.

19/11/2022, 11:08
19.11.2022, 10h43.

E aí, clóvis. Blz?

Numa das raríssimas vezes que faço coisas quando não quero, quinta-feira saí, em consideração a um amigo, para dar um giro por aqui por perto. Foi bom? Foi. Deu pra socializar? Deu. Agora, eu fico pensando - não sei se é nóia da cabeça - mas certos programas não combinam comigo. Excelente programa dominical para mim é acordar cedo (sobretudo agora que se aproxima o verão), pegar a bike e ir pedalar bem cedinho.

Quinta saímos e era num estilo barzinho. Legal? Legal. Só que a galera fica acordada até 1h a.m., às vezes 2h a.m., e eu não curto. Uma vez ou outra dá pra passar, mas sempre não. Sou matinal, gosto de me acordar com o canto dos pássaros e uma vida boêmia não é para mim.

Engraçado que parece que eu não me encaixo em canto nenhum. Não sei até que ponto isso é simplesmente algo mal resolvido, ou algo que eu precise ressignificar, ou sei lá o que... Ou talvez seja algo natural da vida mesmo.

Enfim.

Terminei ontem um livro.

Confesso que ainda tenho muito a melhorar. Creio que adentrar-me por leituras variadas possam me ajudar a pôr um norte que está faltando na minha vida.

Às vezes eu tenho muitas coisas a escrever no diário, mas ultimamente tenho tido poucos insights. Pensava que ia escrever textões hoje, mas não me está vindo inspirações.

Sigo procurando encontrar um norte na minha vida, uma organização maior de uma suposta desordem que habita em meu interior. Tenho para mim que a leitura pode colocar ordem na desordem interior.

Filosofia tem sido sensacional. Estava pensando até em fazer algo mais tradicional (por assim dizer...), mas prefiro optar pelo estudo autodidata, que acaba sendo mais livre e desapegado de obrigações com notas ou provas. Acho que assim aprende-se até melhor do que num estilo formal-tradicional.

Mas ao mesmo tempo minha cabeça é "inundada" pelas obrigações dos estudos para provas que haverei de fazer num futuro próximo.

Acho que a melhor coisa que farei é focar naquilo que realmente quero e estudar focado única e exclusivamente nesse concurso que almejo. Já fiz alguns nesse ano, mas sentia que sempre perdia o foco quando desejava fazer outros concursos apenas por experiência. Para alguns é positivo, mas para mim tenho percebido que não é. Melhor é eu focar no que desejo e continuar focado somente nisso. Minha mente funciona melhor focando numa única coisa no momento, ao invés de focar em várias.

Acho que é hora de elencar prioridades. Talvez eu continue com o estudo da filosofia, mas creio que se antes eu conseguir organizar-me melhor com minhas rotinas e meus afazeres consigo maximizar e muito o tanto de coisas que tenho e quero fazer.  

Algo que achei legal foi não estar me abrindo demais dos desejos que realmente guardo comigo. Não é por ser algo egoísta, mas creio que libera mais uma carga dentro de mim. Às vezes acho até que me abro demais aqui no diário, com coisas que às vezes são irrelevantes ou inúteis, e tenho essa tendência de falar de tudo de mim. Mas quinta-feira consegui me controlar um pouco mais, e acho melhor seguir assim. Alguns recomendam não falar demais sobre os planos, e por um lado acho válido e por outro acho exagero. Mas há que se encontrar a virtude do meio, como diria Aristóteles: não necessito nem me fechar completamente ao mundo exterior, nem falar absolutamente tudo que penso e desejo; há coisas que valem a pena dizer, outras que é melhor guardar e esperar o tempo de maturação correto. E basta così.

Quanto aos estudos, estava eu querendo estudar de domingo a domingo, num mesmo ritmo. Farei diferente. Já que estou me dedicando 100% a isso, deixarei, pelo menos, o domingo para descansar e não estudar absolutamente nada. Não é possível sustentar uma rotina de estudos de domingo a domingo com 7h de estudos diários, num longo prazo. Bodybuilders ou atletas olímpicos não treinam de domingo a domingo. Ou se o fazem, dosam a quantidade de treino, intercalando treinos pesados num dia e dias de descanso ativo (ou seja, treino quase como uma fisioterapia, por assim dizer) em outros. Mas, como regra, é preciso dar descanso ao corpo e à mente. Assim é também com os estudos.

Sigo buscando encontrar um norte para minha vida. Tenho que fazer mais do que falar.

É isso por hoje.

Como esteve escrito no oráculo de Delfos: "conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo".

Nosce te ipsum.

Eh nois.

Senatus Populusque Romanus.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Rottweiler gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

19/11/2022, 19:30
Olá amigo, as vezes de fato o programa não combina totalmente com a gente. Mas talvez você pode moldá-lo um pouco para o seu jeito, talvez sair mais cedo e tal. O importante é não ficar parado, bora pra frente abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

20/11/2022, 21:00
Kaneki escreveu:Olá amigo, as vezes de fato o programa não combina totalmente com a gente. Mas talvez você pode moldá-lo um pouco para o seu jeito, talvez sair mais cedo e tal. O importante é não ficar parado, bora pra frente abçs.

Vdd, nobre Kaneki. Há sempre uma solução para as coisas. Vou pensar a respeito e ver o que fazer. Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Dia 6.

20/11/2022, 21:33
20.11.2022, 21h.

Boa noite, cavalheiros.

Normal. Nada de excepcional.

Acordei-me de um sonho ruim às 3h30 e a partir de então não dormi. Aproveitei o domingão ensolarado e saí cedinho para dar um pequeno giro de bike, o que é bom para iniciar a rotina com os exercícios, não obstante bike para mim seja mais lazer do que atividade física. Mas já é um começo.

Sexta um amigo com o qual estive quinta me informou que testou positivo para covid, e eu que havia recém melhorado de sintomas de gripe, fiquei meio receoso de ouvir essa notícia. Mas estou 100% até agora e até onde eu sei, se fosse para contrair covid, já estaria apresentando os sintomas. Como não estou com nada, suponho que não tenha contraído.

Não sei se o que tive foi covid pois não apresentei falta de odor, paladar, falta de ar, e tive apenas sintomas de febre. Como não testei, não sei, mas já estou 100%, graças a Theos.

Já tem 2 dias seguidos que não estudo grego, e isso me deixa triste. Sinto falta pois tem sido umas das atividades de religação que tenho realizado.

Estou lendo, e creio que está me ajudando a seguir com minha vida. Organizei algumas coisas para amanhã, e estou convicto que realizarei minhas metas.

Creio que a chave mestra de tudo é disciplina, organização e foco. Com essas três coisas temos tempo para fazer tudo, basta se organizar. Por isso, crendo numa maior organização, haverá tempo sobrando para estudar grego pelo menos 25 min antes de dormir, que é o que almejo. 25 min, todos os dias, em 1 semana dá 2,9h, o que é praticamente um cursinho se eu estivesse fazendo por fora. É excelente para quem não está com pressa nem tem obrigações.

Sinto falta de ler filosofia. Mas também me organizarei primeiramente para retomar com as leituras. O reboot, porém, é a prioridade, e tomando conta disso agora me possibilitará fazer várias outras coisas no futuro. Há que se elencar as prioridades, apenas.

Ouvia um podcast muito bom sobre Lacan e a relação entre homem e mulher. Algo que me tocou bastante foi o orador, o psicanalista italiano Massimo Recalcati, pontuar o seguinte: a grande idiotia - usando as palavras de Massimo - da mulher em relação ao homem é ficar sempre perguntando-lhe "me amas? me amas?", e ficar sempre fazendo-se e fazendo-lhe essa pergunta; a grande idiotia do homem em relação à mulher é - sem querer ser vulgar - esperar que ela esteja sempre com "as portas abertas" para seu companheiro, o que é uma grande ilusão, afinal haverá momentos em que o desejo sexual não vai vir na mulher, ou mesmo no homem. E por isso alguns relacionamentos não dão certo, pois não se consegue chegar num meio termo, num equilíbrio entre vontades e impulsos tão distintos.

É interessante essa visão. Gostaria de poder ler mais sobre isso. De fato, quando vamos ficando adultos, temas mais maduros vão permeando nossa existência, de modo que é muito inútil para mim preocupar-me com coisas elementares ou mesmo vazias, quando o conhecimento preenche várias entranhas da nossa existência.

A pornografia nos vende a ilusão de que a mulher deve estar sempre "pronta" e disponível para o homem, quando na vida real isso nunca ocorre. Como já falei, a P é a completa deturpação, distorção da relação sexual. O próprio Massimo, citando Lacan, falava que é sempre um perigo haver relação sexual quando não se existe o amor; tendencialmente leva a falência da relação.

Sócrates dizia que a tendência natural do homem é procurar pela virtude, e quando não o faz é porque o homem ainda não atingiu o conhecimento completo do que é a virtude. Para ele o conhecimento [das coisas] é a variável fundamental para que o homem possa perseguir a virtude e nela querer evoluir. Ou seja, se eu sei que a virtude me faz bem, eu procurarei a virtude, e não o vício. Portanto, se eu ainda procuro pelo vício, é porque ainda não conheço plenamente a virtude, por isso ainda não a usufruo por completo. Conhecer as coisas é muito importante, e o conhecimento das coisas nos faz querer agir de acordo com o que nos fará bem, ou seja, de acordo com a virtude. É conhecendo a virtude - e eu só a conheço por saber (1) que ela me faz bem e (2) por experimentar na vida vivida a virtude, ou seja, é preciso praticá-la - que eu vou querer ser virtuoso.

Filosofia grega é riquíssima de sabedoria. Não é a toa que etimologicamente Filosofia quer dizer "Amor à sabedoria". Excepcional. Só fico triste por não conseguir, ainda, debruçar-me 100% a esses textos, mas espero tão logo fazê-lo com afinco.

Não existe conhecimento inútil. De madrugada estava vendo alguns vídeos sobre astronomia e os astrônomos falavam sobre física e química, e o quanto fenômenos físicos e químicos regem o universo. Isso para quem é da área é óbvio, mas para que mim que não sou da área, de fato que me pensar que não foi tão inútil ter estudado química ou biologia no ensino médio. Nunca é, aliás. Aos que gostam de conhecimento, todo conhecimento é válido, sobretudo o conhecimento científico.

Umas das indagações e observações filosóficas começou por encontrar explicações para os fenômenos do universo: como surgiu? do que é feito? como está estruturado? e por aí vai... Antigamente - antigamente mesmo, séculos V, VI antes de cristo - pensava-se que os eclipses solares ou lunares eram sinais dos deuses, como que se quisessem dizer algo aos humanos. Hoje isso pode ser piada para nós, mas para os antigos, essa era a verdade da época, recheada de misticismo. Hoje sabemos apenas que é o sol ou a lua que se posicionam um em frente do outro causando ou o ofuscamento do sol ou o ofuscamento da lua.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Rottweiler e eduxx gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

21/11/2022, 10:40
Parabéns pelos dias conquistados, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty 8º dia.

22/11/2022, 08:38
22.11.2022, 07h50.

Muy buenas, compañeros.

Seguindo.

De fato, tenho procurado aumentar minha conexão com Deus. Acho que existem algumas questões de fé que são importantes de se aprofundar, e algumas questões que eu sempre fico me perguntando (aquelas questões clássicas do tipo "Se Deus é bom, porque existe o mal?", "Se Deus criou o mundo, Deus criou também o mal?", "Se Deus é bom, porque não acaba logo com a maldade do mundo?") são realmente válidas de se aprofundar, tanto do ponto de vista filosófico como de fé. Algumas dessas questões eu já meio que tenho uma resposta, mas existem outras indagações mais profundas que são válidas de se pensar. Ou então são apenas críticas imaturas baseadas no testemunho de uns terceiros que se dizem serem seguidores e crentes num tal Deus mas que era melhor que fossem ateus, dado o péssimo testemunho que dão.

Mas creio que um dado objetivo da realidade que preciso compreender é que devo diferenciar alguns pontos: (1) entender que não é porque um indivíduo diz-se ser, por exemplo, cristão, que automaticamente ele se torna um ser de luz semi-divino; nops, continuará com a mesma natureza pecadora (usando a terminologia cristã) de antes, como eu também o sou e como qualquer outro ser humano do planeta Terra o é; a diferença é que esse indivíduo busca seguir um outro estilo de vida que é, muitas vezes, diferente do que uma outra parcela da população não optou por seguir; (2) preciso entender que se eu quiser ser cristão, isso não me tornará automaticamente um ser de luz semi-divino que medita todas as manhãs e que diariamente está em contato direto com o transcendente, sentindo-o, conversando com Ele e ouvindo o Espírito Santo falar comigo todas as manhãs; continuo tendo 2 pés no mundo material-terreno, mas buscando concomitantemente aperfeiçoar-me e melhorar-me enquanto ser humano; (3) preciso entender que, sim, existem muitos hipócritas e mercadores da fé em Igrejas (por extensão: templos, mesquitas ou quaisquer outros lugares de culto religioso de qualquer profissão de fé), ou pessoas que só estão ali por conveniência, mas quem eu acho que eu sou? Um fiscal de Deus? Um juiz da conduta [supostamente] imoral de outros fiés? Per carità, eh?! Claro que não. Não é salutar fundamentar uma busca individual pelo crescimento na vida de fé de outras pessoas. Todas as pessoas são tão errantes quanto eu, talvez elas só façam coisas errantes diferentes das coisas errantes que eu faço, mas em nada muda minha natureza da natureza das outras pessoas. (4) Em nenhum grupo religioso haverá pessoas perfeitas; todas são tão pecadoras quanto eu; estão apenas buscando, de alguma forma e à sua maneira e entendimento, um crescimento espiritual e humano.

Eu, de fato, continuo verificando na realidade concreta que a Fé é uma parte da nossa vida; mas não é tudo. Entendo que é óbvio que para um religioso a espiritualidade é o centro de sua vida, mas não é tudo. Eu não posso escorar-me em Deus para curar-me de feridas emocionais, não obstante Deus possa sim me dar um certo consolo e uma maior razão para viver.

Eu, particularmente, admiro muito a vida de Jesus Cristo. Digo "admirar" para não fazer proselitismo (até porque das inúmeras vezes de discursei sobre religião deixei sempre bem claro que para mim não faz diferença nenhuma em crer ou não crer; o importante é seguir uma vida ética, respeitosa, que quer o bem do outro, e isso pode ser perseguido com a religião, mas, evidentemente, não é apenas perseguido porque alguém que se diz religioso), mas não houve outro Homem na Terra - pelo menos não que a História tenha conhecimento - que se disse filho de Deus, que fez o que Ele fez e que desafiou tanto o status quo a ponto de ser condenado a morte pela pior morte de todas: a crucificação.

Alguém que morreu do pior tipo de morte que qualquer ser humano possa ser condenado - imagine que Sócrates, que também desafiou o status quo de sua época e foi condenado por perverter a juventude e por desafiar a crença nos Deuses, foi condenado a beber cicuta; talvez ele tivesse padecido em 10 min? não sei... o fato é que é uma ""morte muito mais amena"" do que ser crucificado vivo, e, pior, ter passado por toda humilhação antecedente à sua crucificação (como bem conta a Bíblia e como é bem sabido por Historiadores).

Um dado objetivo da realidade é que questionar a existência de Jesus Cristo, do ponto de vista historiográfico, é uma piada. Nenhum budista ou mulçumano xiita que tenha um mínimo conhecimento da idade antiga ocidental, por exemplo, vai questionar a existência de Jesus, da mesma forma que não questiona por exemplo, a existência de Sócrates, que à semelhança de Jesus não deixou absolutamente nada escrito por próprio punho e tudo que sabemos sobre ele - bem como sobre Jesus - foi fruto do trabalho deixado por seus seguidores.

Como um homem, que estava morrendo ao lado de 2 ladrões, chegaria ao ponto de dizer para um deles "ainda hoje estarás comigo no paraíso", pois viu que se arrependeu de seus pecados no último suspiro de sua vida? Ele que disse aos doutores da Lei que estavam prestes a matar uma mulher acusada de adultério (pois essa era a pena da Lei à mulher que cometesse adultério) "pois atirem a primeira pedra aquele que não tiver pecado". Ele que "desafiou" os fariseus (fariseu como classe social de um grupo de judeus) que guardavam o sábado, mas que no próprio sábado se lhe veio uma pessoa que precisava ser curada e mesmo no sábado - dia reservado pelos judeus - Jesus curou essa pessoa. Ele que, ao invés de "formar um grupo" com os instruídos da época (os fariseus, os doutores da Lei, os saduceus) foi formar um grupo de 12 com pescadores, coletores de impostos, pessoas que para a sociedade fossem talvez excluídas ou marginalizadas.

Enfim. Eu às vezes quando olho para a minha vida e vejo quão distante está da vida d'Aquele ao qual gostaria de ter como modelo para minha vida, me acho completamente indigno. Olho, simplesmente observando minha vida cotidiana, meus erros, minhas hipocrisias, minhas incongruências, e vejo quão pecador sou, quão errante sou, quantas merdas faço, quanta coisa deixo de fazer às vezes por egoísmo, às vezes por omissão, às vezes por vergonha, e acho que talvez fosse melhor seguir minha vida tentando encontrar meu caminho. Mas a misericórdia de Deus está justamente aí, em reconhecermo-nos indignos, mas mesmo assim Deus nos amar, perdoar e acolher. Não há distinção de renda, cor, beleza, ou qualquer outro padrão humano, para Deus. Deus sempre estará de portas abertas para nós, e sabemos que Deus sempre está de portas abertas para nós porque a vida de Jesus Cristo foi essa vida vivida na região da Palestina que não fez distinção de classe, de gênero, de cor, de tribo, de renda, de profissão, lado político e que simplesmente dizia a quem queria seguir a Ele: "vem e segue-me". Os que fazem e fizeram distinção em templos religiosos - no corrente ano de 2022, aqui no Brasil, por ocasião de campanha política - de renda, lado político ou gênero é porque, absolutamente, não entenderam complemente NADA da vida que Jesus teve aqui. São sim os mercadores da fé, os sepulcros caiados, nas palavras do próprio Jesus. Não entenderam absolutamente NADA do Evangelho. Conhecem a Bíblia como conhecem o pensamento de um filósofo qualquer, mas não incorporaram os ensinamentos do livro que dizem seguir na vida prática. Apropriaram-se da Fé como bem quiseram.

Não obstante, sigo procurando encontrar um caminho para minha vida. Confesso que esse caminho tem sido aumentar minha fé, e junto a isso ler, ler Filosofia, estudar, buscar conhecimento, instruir-me.

Continuo errante como qualquer um. Continuo entendendo que não sou melhor do que ninguém, apesar de ter plena consciência que, sim, sei de muita coisa que muita gente não sabe, e sei que tem muita gente que sabe muita coisa que eu não sei absolutamente nada.

Enfim, às vezes acho que escrevo demais. Às vezes coisas desnecessárias. Às vezes coisas que seria melhor condividir em outros locais, creio. Mas enfim.
É isso.

Nosce te ipsum.

Senatus Populusque Romanus.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e soprano gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty 10 dias.

24/11/2022, 10:03
24.11.2022, 09h46.

Bom dia, senhores. Tudo certo?

Preciso recuperar a autonomia a autorresponsabilidade constantemente para vigiar o que coloco na minha mente. Ora, é salutar vigiar o que ingerimos como alimento, mas é bom também vigiar aquilo que consumimos para nossa mente.

Ler tem sido meu remédio e meu passatempo, não obstante ainda esteja procrastinando. Mas isso irá melhorar, tenho certeza. Portanto, ler é o alimento da mente, e por isso é bom alimentar nossa mente com boas coisas.

Segunda treinei, terça repouso, ontem treino. De leve, para me readaptar. Vou vigiar também meu padrão de sono, pois tendo a ter insônia. Atual, porém, a insônia está sob controle.

A vida da recuperação é renovada diariamente. Só por hoje quero limpar minha mente.

Tive um sonho erótico essa noite, e consigo observar a razão. Preciso vigiar também meus pensamentos, de modo que possa viver uma sexualidade saudável. Ter um sonho erótico pode ser um bom sinal, mas geralmente isso me acontece quando meus pensamentos não estão em ordem. Vigiarei.

Colocarei em ordem a vida, e seguirei buscando melhorar. Ainda há muita coisa a ser feita.

Fico muito feliz por ter chegado aos 10 dias e quero pedir força a Deus para que consiga atingir ainda mais dias.

Deus tem sido minha força nesse período, e assim digo à minha consciência e peço a Deus para que eu possa seguir.

Um dia de cada vez.

O passado já passou, o futuro não existe, e só temos o momento presente. Que a gente possa, portanto, aproveitar bem e usufruir plenamente o momento presente, vivendo as coisas boas da vida não obstante todas as adversidades que possam nos surgir.

Estou buscando organizar-me melhor e é nessa direção que irei seguir. Tenho certeza que Deus estará comigo sempre, e que eu farei a minha parte.

Para lembrar a frase de Tio Heráclito de Éfeso que gosto: "a única constante é a mudança". Tudo muda, tudo flui, tudo está mudando. O rio que passa na cidade já não é o mesmo pois a água que passou há 10 min não é a mesma água que está passando nesse exato momento. O homem que banhou-se no rio já não é o mesmo de ontem pois viveu coisas diferentes em sua vida que lhe reposicionar sua existência na Terra de forma diferente.

Aristóteles falava-nos: o sentido da existência humana nessa Terra é encontrar a justa medida para o bem-viver. Viver sem buscar o bem-viver (a Eudaimonia) não é uma vida bem vivida. Os estoicos também ensinam muito sobre o bem-viver. Que busquemos, portanto, a justa medida para o bem-viver, pois é a isso que fomos feitos. Busquemos a virtude e o crescimento espiritual da mesma forma que perseguimos alguns bens materiais fúteis. Não há riqueza material que compre o maior tesouro que podemos construir aqui: paz mental e de espírito.

É isso.

Sigamos.

O erro SEMPRE é uma oportunidade de melhoria. Não existe existência humana sem erro. Não há qualquer ser humano que não erre. A perfeição é o objetivo a ser perseguido, mas ela nunca será alcançada. Portanto, sigamos. Se errei, reconhecerei meu erro, erguerei minha cabeça, me desculparei a quem porventura tiver ferido, e seguirei caminhando. O erro é, portanto, um trampolim para fazer melhor e diferente.

De tantos exercícios que a sociedade nos pede para fazer, o mais essencial é (1) poder aprender com a experiência [ou o erro] de terceiros e (2) aprender com nossos próprios erros. Sabedoria para a vida está aqui. Às vezes a escola nos ensina isso, mas nem sempre.

Gosto sempre de lembrar-me que para TODO e QUALQUER PROBLEMA existe SOLUÇÃO. Até para prevenir a morte - que é inevitável para todo ser vivo (cachorro, gato, papagaio, pássaro, humano, flor, peixe, macaco, tubarão, iena, zebra, e todo o reino animal...) - há muito o que se pode ser feito.

Então sigamos.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e soprano gostam desta mensagem

soprano
soprano
Mensagens : 75
Data de inscrição : 22/09/2022

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

24/11/2022, 10:11
E aí Gardenzio. Seu reboot está indo muito bem. Parabéns pelos 10 dias! Você parece disciplinado e com força de vontade para alcançar cada vez mais dias, isso é um fator muito importante para a luta.

_______________________________________
https://www.tickcounter.com/countup/271679/reboot-soprano

Gardenzio gosta desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

24/11/2022, 16:58
Com certeza amigo, o erro nos torna mais humano, pois conseguimos reconhecer os esforços que fazemos para consertá-los. E aquele negócio, quem erra não esquece. Vamo que vamo bora pra frente.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

25/11/2022, 07:33
soprano escreveu:E aí Gardenzio. Seu reboot está indo muito bem. Parabéns pelos 10 dias! Você parece disciplinado e com força de vontade para alcançar cada vez mais dias, isso é um fator muito importante para a luta.

Salve, digníssimo Soprano! Obrigado pela força, meu bom. Aos poucos vamos construindo os tijolos necessários à nossa recuperação. Grande abraço!

Kaneki escreveu:Com certeza amigo, o erro nos torna mais humano, pois conseguimos reconhecer os esforços que fazemos para consertá-los. E aquele negócio, quem erra não esquece. Vamo que vamo bora pra frente.

Salve, digníssimo Kaneki! É verdade, o erro sempre faz parte. Obrigado pela passagem. Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

25/11/2022, 08:03
25.11.2022, 07h36.

Bom dia, Clóvis. Tranquilidade?

Então, senhores. Mais um sonho na conta, mas dessa vez não foi sonho erót. Não consigo interpretar os sonhos, pois minha capacidade psicanalítica ainda é escassa, mas posso ensaiar alguns rascunhos.

Quero crer que a redpill está certa em alguns de seus pressupostos, pois além de confortar mentalmente, pode me garantir um futuro mais satisfatório, por assim dizer. Mas já faz tempo que não me dedico muito ao consumo de conteúdos redpill; serviu-me a um período de minha vida e, como toda e qualquer coisa, podemos dela extrair coisas que fazem sentido, coisas que aparentam explicar bem a realidade e outras coisas que podem, ao meu ver, estar equivocadas ou não fazer parte do conjunto de valores que eu carrego comigo. Agora outros gêneros textuais me fazem mais sentido. Como diria Heráclito, aliás: "a única constante é a mudança".

Aliás, saber separar o "joio do trigo" - usando terminologias religiosas - é uma das premissas para saber se se tem senso crítico. A partir do momento que eu aceito como verdadeiro - sem previamente investigar - tudo que me é dito por uma suposta fonte detentora da verdade absoluta (que se acha mais conhecedora do bem e do mal que o Oráculo de Delfos!), posso atestar que meu cérebro está sequestrado. Aparentemente posso dar ares de estar raciocinando claramente, mas na realidade o cérebro está a um passo de decretar falência múltipla do pensamento livre. Mas aí são outros quinhentos.

Creio, porém, que não estar focado na construção de uma base sólida de vida não me permitirá viver em minha plenitude. É evidente que algumas coisas tolhem minha liberdade, e se ao longo do tempo eu não entender que apenas eu serei capaz de me libertar dessas amarras, a vida não seguirá.

Pergunta de 5.000 ienes: é assim que quero estar daqui a 1 ano? é assim que quero estar daqui a 3 anos? é assim que quero estar daqui a 5 anos?

Se não, o que é que eu estou fazendo para fazer diferente? Hein? Talvez essa pergunta seja essencial, fundamental.

Perguntas: como me vejo, então, daqui a 1 ano, em 25 de novembro de 2023? Como me vejo daqui a 3 anos, em 25 de novembro de 2025? Como me vejo daqui a 5 anos, em 25 de novembro de 2027?

Tenho que transcender o entendimento das coisas e colocá-las em prática.

Não dá para viver sem orar. Orar faz bem.

Aproveitarei o instante de vida que me é presenteado para colocar mais um tijolo no processo de minha existência. Vou seguir.

Quero, para além de existir, viver. Encontrar a justa medida. A plenitude da vida.

Para isso, peço a Deus e digo à minha consciência, diariamente, que eu possa me limpar dessa doença que me assola. Creio que encará-la como ela realmente é - ou seja, uma doença - me faz estar mais aberto a padrões ruins que precisam ser substituídos por padrões positivos. Não dá para dizer que é simples ou fácil, porque mudar custa, mas não é impossível. Talvez seja desafiador.

Ainda não estou passando por tempestade. Mas quando ela bater, pois pode acontecer a qualquer momento, que eu perceba e esteja consciente para continuar caminhando, pois toda e qualquer tempestade passa. Assim como a alegria não é permanente, as aflições e tempestades também não o são.

Deixar pensamentos vazios e preencher a mente com coisa boa.

Deus diz: "buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á". Não quero desafiar a Deus, mas parece, porém, que existem coisas que quanto mais a gente procura menos encontra. São poucas, creio. Se eu estiver errado, acho que Deus me entenderá.

É isso.

Flws, soldado.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Rottweiler, Kobscop, eduxx e Solo gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

25/11/2022, 09:30
Irmão, toda vez que venho aqui no seu diário é um banho de sabedoria.
Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

28/11/2022, 10:50
Kobscop escreveu:Irmão, toda vez que venho aqui no seu diário é um banho de sabedoria.
Torcendo por você!

Obrigado pela passagem por aqui e pela força, meu nobre Kobscop!

Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



avatar
sparta
Mensagens : 148
Data de inscrição : 21/09/2022
Idade : 23
Localização : goiania go

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

28/11/2022, 11:05
é mano gardenzio o pior ja passou 2 semanas longe hein parabens , nunca fui de comentar aqui , na vdd deve ser a primeira , mais ja li tudo que c escreveu no seu diario kkk , sempre bom passar por aqui .

_______________________________________

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Dia 14.

28/11/2022, 11:18
28.11.2022, 10h50.

Seguindo.

Nada como um dia após o outro.

Como o único momento que temos a nossa disposição é o momento presente, o agora, resta-me renovar diariamente minha recuperação. O que passou serviu de aprendizado, o que há de vir não saberei; das poucas coisas que controlo, consigo controlar minhas ações e meus pensamentos, de modo que eles possam me conduzir ao estado que desejo.

Precisei reformular algumas prioridades. É verdade que deixei de lado a leitura da filosofia para procurar ler literatura que ajudasse a resolver meus problemas cotidianos comuns, e creio que está surtindo efeito. Continuo lendo, continuo procurando ler, somente mudei de prioridades. Sinto falta, mas creio que organizando-me bem eu consigo observar o que é válido manter, o que é válido eliminar e o que é válido fazer diferente.

Na vida há sempre a questão da prioridade. Portanto, tenho que me apegar a ela.

Voltei com a rotina de exercícios e procurando melhorar a saúde como um todo.

A minha insônia está relativamente controlada; antes eu estava precisando tomar alguns fitoterápicos e melanina para dormir, mas sinto que não estou mais precisando; só os tomo se sinto vontade. Não sei por qual razão, mas estou me acordando quase que frequentemente às 3h/3h30, às vezes às 4h, e isso tira a profundidade do meu sono. Quero investigar isso daí.

No mais, continuo.

Válido é ressaltar que sinto uma melhoria na socialização. É muito nítido isso. E nítido também o quanto a PMO me fecha e me isola do mundo. Às vezes é bom lembrar dos malefícios da PMO, e sempre se lembrar, para que o desejo cotidiano seja afastar-me dessa doença.

Creio que se eu entender verdadeiramente a PMO como uma droga (pois a Pornografia É SIM uma verdadeira droga, por alterar química e suprafisiologicamente os neurotransmissores do cérebro) e o vício em PMO como uma doença, posso então concentrar-me em curar desse mal. Diariamente estarei em recuperação, buscando afastar-me desse mal. Ler, participar do Fórum, buscar por vídeos, cursos, testemunhos, tudo isso ajuda, e assim pretendo seguir.

Só que entendi que sozinho eu sou fraco. Preciso da ajuda de Deus e de outras pessoas, para que então eu possa seguir com meu percurso.

É sempre desafiador, não é simples. Mudar não é simples, requer sair do nosso conforto. Mas é possível e vale mais a pena.

Via um curso hoje e lá dizia o seguinte: é evidente que a P dá prazer; do contrário eu não buscaria por P se me causasse dor. É um prazer mentiroso, fugaz, vazio, momentâneo, raso, porém. Na própria consumação do ato já me vem minha consciência dizendo-me da besteira que eu fiz, e sentimentos de frustração, culpa, tristeza, impotência tomam conta de mim. Isso porque não fui feito para a PMO. A indústria P e seus materiais assassinam o amor, e eu não estou usando o termo 'amor' aqui com concepções religiosas; posso fazê-lo, mas não necessariamente. A indústria P mata o que é o amor, objetifica mulheres e homens como se fossem mercadorias, e resumem a existência humana à sexo e busca por prazer carnal, como se isso fosse satisfazer os anseios da alma.

Por isso, busco também por construir outros hábitos. A leitura tem me feito muito bem. Os exercícios físicos sempre os fiz, então é algo normal no dia a dia, e algo que sinto falta de não fazer.

Aos poucos vou colocando a vida no caminho justo. Buscando a justa medida das coisas, o equilíbrio aristotélico, a sabedoria de Sócrates e evoluindo. E, mais importante, voltar-me para Deus, da forma como eu sempre o concebi.

Vou nessa!


Última edição por Gardenzio em 29/11/2022, 11:54, editado 4 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Rottweiler gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

28/11/2022, 12:08
sparta escreveu:é mano gardenzio o pior ja passou 2 semanas longe hein parabens , nunca fui de comentar aqui , na vdd deve ser a primeira , mais ja li tudo que c escreveu no seu diario kkk , sempre bom passar por aqui .

uhaushahushuahsuah

Salve, digníssimo sparta! Obrigado pela passagem por aqui. Pois é, apenas 2 semanas mas já vendo a diferença de um período limpo da PMO. Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

28/11/2022, 19:53
28.11.2022, 19h40.

Salve, salve.

Passando aqui só brevemente para relatar algumas coisas breves.

Cara, sinto-me bem diferente. Sinto-me melhor. Noto isso muito claro. Sinto-me mais equilibrado e raciocinando mais claramente. Claro, o reboot auxilia o autocontrole emocional, e somado com algumas leituras, creio, sinto-me raciocinando mais lucidamente. A mente está em homeostase natural e devida. Pensamentos límpidos. Nada melhor do que pensar sem fantasias sexuais, e em nada isso exclui ou nega minha sexualidade. Consigo olhar para as mulheres no olho, e observá-las como um ser, com gostos, medos, paixões, alegrias, dúvidas, e não apenas como uma mercadoria, que é assim que a cultura da indústria pornográfica difunde seu chorume.

Como dizem os economistas: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Há que sempre e constantemente estarmos atentos e cuidando de nossa mente. Estamos em constante movimento. A vida é como andar de bicicleta: sem pedalar, a bike para e cairemos; há que se sempre continuar pedalando. E como diz Karnal, que gosto muito de suas profundas e lúcidas reflexões: esforço é como banho, diariamente temos que fazê-lo.

Fui treinar hoje no final da tarde. Já voltei e me alimentei.

Vou atrás de minha sanidade. Peço a Deus - e peço a Ele para estar ao meu lado nos meus esforços - para que eu continue fazendo a minha parte. Como diz no sábio livro de Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ‘’Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”. "E, apesar de não termos o domínio do tempo, é necessário viver e conviver com as suas disposições, com tudo que ele nos oferece, sem nos esquecer que Deus nos alcança no tempo certo, do jeito e da vontade d’Ele." Fonte: Há um tempo para cada coisa. (Ecl 3,1)

Talvez um dos meus equívocos tenha sido realmente ter me afastado de Deus, quem me deu a vida e quem criou toda a grandeza conhecida e desconhecida do universo e da natureza.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Rottweiler, Kobscop e eduxx gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

29/11/2022, 16:26
Parabéns pela disciplina amigo, vamo que vamo abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

1/12/2022, 20:19
01.12.2022, 20h.

Muy buenas, compadres.

Um dia de cada vez. É um momento para fazer minha parte, procurar cada vez mais minha recuperação.

Para ser bem verdadeiro, há 2 dias entrei numa zona vermelha, quase que como buscando por gatilhos. Eh, cavalheiros, o vício não é brincadeira.

É entender que existe uma sexualidade saudável, mas essa sexualidade saudável está fora da PMO. Sexo não é o centro da vida, e talvez um dos problemas da sociedade contemporânea é querer nos fazer acreditar que sexo é tudo, quando não é. É uma parte da vida que é muito boa, mas não é tudo.

Família, trabalho (trabalhar no que ama, e com propósito), filhos, saúde, satisfação pessoal, são coisas que também são muito importantes.

É muito fácil escrever, difícil mesmo é praticar. É um desafio conseguir limpar-se desse vício, mas uma vida limpa é uma vida que vale a pena. Devo, portanto, buscar a minha recuperação.

Tenho percebido que tenho uma enorme dificuldade em saber dizer não. Até acho que estou socializando mais do que o normal, e isso é bom, afinal estamos voltando ao normal depois da pandemia, mas preciso colocar limites. Hoje me vi diante de algumas situações que talvez o melhor seria ter dito 'não', e eu não soube dizer. Às vezes é colocar-me mais em primeiro lugar, e ponderar sobre isso.

Eu sei que eu também estou buscando na medida do possível socializar mais. Um dia desses saí, e conheci algumas pessoas novas, e isso é muito bom. Renova o espírito, movimenta a vida, e sempre que há um convite para algo que eu goste eu penso "bom, a pior coisa que pode acontecer é eu sair de lá e conhecer umas pessoas novas...". Tenho deixado algumas questões de lado e simplesmente me exposto em determinadas situações... Desde que eu as queira fazer, é claro...

Nesse meio tempo vou vivendo.

Ainda sinto que há necessidade de colocar a vida no prumo, e para mim a leitura me ajuda a ajustar minha mente na direção que eu desejo. Estou procurando seguir mais isso.

Estou querendo cuidar mais de mim, e vou seguir assim...

Curar-se do vício em PMO é semelhante, grosso modo, a fazer uma reeducação alimentar: trocar o bolo pela fruta, a pizza pelo ovo cozido, a sobremesa de brigadeiro pela fruta, trocar a batata frita pelo prato de salada. No início é sem graça, mas a saúde física e mental agradecem, e a construção de um alicerce sólido é mais gratificante do que usar prazeres fugazes. Para vencer a PMO, eu preciso buscar por dopaminas naturais; talvez no início não me deem o pico suprafisiológico que a PMO causa no meu cérebro, mas com certeza no longo prazo os benefícios são muito maiores.

Claro, é uma simplificação grosseira. Por isso escrevi 'grosso modo'. Em verdade, livrar-se de um vício, não obstante possível, não é tão simples quanto aparenta ser. Como também não o é fazer uma reeducação alimentar.

É um desafio diário. A recuperação é diária. Talvez, quem sabe, daqui a uns 480 dias eu consiga seguir um pouco mais seguro, distante dos gatilhos e alerta diante dos gatilhos que se me apresentam, mas continuarei em recuperação.

O vício em PMO é tão semelhante ao vício em drogas e álcool, com o agravante daquele estar disponível 24/7, muitas vezes na palma da nossa mão. É desafiador, mas é possível.

Não quero assim crer, mas parece que existe um movimento em massa na sociedade que quer nos alienar constantemente, não quer nos ver livres, plenos, que subverte o entendimento do que é ser livre como fazer tudo que se quer, quando em verdade até a liberdade tem limite. É uma completa e absoluta deturpação de conceitos, sobretudo do entendimento sobre a liberdade. Se não houvesse os limites, o homo sapiens seria igual a um leão, um macaco, uma zebra, que age meramente com base em instinto e estímulos físicos. Eu tendo a crer que somos mais do que esses animais, mas tem uns homo sapiens que não fazem jus ao nome da espécie que carregam... Sei lá...


Última edição por Gardenzio em 2/12/2022, 07:40, editado 1 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

1/12/2022, 20:38
Qual parte de tua vida que é realmente vivida e qual parte de tua vida é uma mera existência?

Entre viver e existir, há um abismo. Pedras existem; mas vivem?

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop gosta desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

2/12/2022, 10:28
Grande Gardenzio!
Parabéns pelos dias limpos!
Você está no caminho certo!

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

2/12/2022, 20:14
02.12.2022, 19h34.

Buona sera.

Obrigado pela passagem aqui, ilustríssimo Kobscop!!

A vida.

Se tivesse intelecto para tanto, faria reflexões metafísicas sobre o viver. Mas como diz o ditado brasileiro: quem não tem cão caça com gato.

O maior tesouro que podemos encontrar nessa Terra - para além de qualquer riqueza material - é poder disfrutar de paz e plenitude de espírito. Uma mente inabalável, à prova de quaisquer intempéries, é uma realização de poucos.

Eu não abomino veementemente os bens materiais; eles nos são úteis. Mas não nos são essenciais. Claro, há a pirâmide de Maslow para nos dizer que existem necessidades básicas que nos precisam ser providas, sem as quais não conseguimos viver (moradia, alimentação, lugar para descansar, etc...). O ponto, porém, é que meu foco e atenção não deve ser somente em possuir mais bens materiais, creio.

Sei que existe uma filosofia que vige contemporaneamente que aparenta defender a posse de bens materiais, e incentivar a obtenção de mais e mais bens materiais, muitas vezes associando a isso a percepção da felicidade. Ou seja, funciona grosso modo mais ou menos assim: se eu consegui trocar meu carro por um mais caro, então estou mais feliz, e isso é uma das bases para eu estar mais feliz; se eu consegui uma promoção de gerente para diretor, então ganharei mais dinheiro, e o fato de eu ganhar mais direito consolida ainda mais minha felicidade.

O ponto dessa concepção difundida pela sociedade é: a felicidade consiste mais em ter do que em ser. Mas na verdade é o contrário: a verdadeira felicidade está em ser, e não em ter.

Enfim.

Eu gosto de ficar refletindo sobre as coisas. Mas vive quem faz, e não quem pensa.

Mas onde é que está a lei que diz que quem pensa não vive?

Uma coisa não anula a outra. Há quem só vive e não pensa; e há quem só pensa e não vive. E há quem vive e reflete sobre a vida vivida. Esta última forma de viver é a ideal.

Acho que é isso.

Quem sabe amanhã reflito um pouco mais.

Há coisas, como sempre, para serem ajustadas.

Como diz o livro do Eclesiastes: "há um tempo para tudo debaixo do sol". E como nos exorta Jesus Cristo no livro de Matheus: "a cada dia a sua própria preocupação".

Buscando viver para além de apenas existir.

É isso, jow.

Até a próxima!

Buona notte.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Rottweiler e Kobscop gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

3/12/2022, 15:03
Bora pra frente amigo, bom lhe ver assim. Quando estamos bem com nós mesmo tudo se sai bem, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 15 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

3/12/2022, 19:33
03.12.2022, 18h55.

Boa noite, companheiros.

Interessante...  Faz 4 dias que a minha disciplina para com o reboot se esfriou. O resultado disso é ficar navegando à esmo pela internet em busca de gatilhos. Sim, o fiz, apesar de não querer tê-lo feito. Resta-me lembrar-me das exortações de Paulo em Romanos: o bem que eu quero fazer não faço, mas o mal que eu não quero fazer esse o faço. A natureza humana é mais complexa do que nossa vã filosofia ou racionalidade possa explicar. Como disse Shakespeare: "há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar".

É semelhante a um balanço que ora me leva em direção da minha liberdade, ora me leva em direção ao vício. Por mais que eu não queira cair, a força do vício me leva para os gatilhos; depois chega a força da consciência e me exorta a sair desse padrão.

Sócrates dizia que a virtude é buscada através do conhecimento; é conhecendo a virtude que eu a perseguirei. Aprox. uns 300 anos depois, Paulo de Tarso diria: ora, mas eu conheço a Lei e sei que ela é boa; e porque ainda assim eu continuo buscando o mal, não obstante saiba que a Lei é melhor?

Pois é. É no mínimo curioso.

Independentemente de qualquer coisa, há uma verdade: constantemente estarei recuperando-me.

Entender que não existe cura para um vício é entender que há sempre a porta aberta para voltar para os padrões negativos que nos viciam, e que portanto eu necessito estar sempre atento aos meus padrões. Isso não é uma pena que carregarei pelo resto da minha vida; muito pelo contrário, é prestando atenção aos meus padrões que poderei buscar cada vez mais a minha liberdade.

É por isso que não existe "dose recreativa' de pornografia. Não sou cientista para trazer dados sobre, mas na minha experiência de vida não existe "dose recreativa" de PMO, num sentido de que se eu estou apenas consumindo 1 vez ao mês eu não serei nunca viciado. Consumir PMO 1 vez ao mês é apenas, talvez, um estágio inicial de instalação do vício como padrão comportamental.

O vício não se instala da noite para o dia, como se se mudasse um sistema operacional num PC de um Windows para um Linux, substituindo um por outro, e então vê-se as modificações. O padrão do vício vai entrando aos poucos, muitas vezes sem eu nem sequer perceber.

Foi assim, aos poucos, que saí de um reboot de mais de 365 dias para o mesmo estágio de onde eu queria nunca ter voltado. Isso apenas atesta que há sempre a porta aberta para se viciar. Ora, se há uma substância química (ou no caso da PMO, se há conteúdo audiovisual) que sobrecarrega meu cérebro com doses suprafisiológicas de dopamina, essa coisa sempre irá me viciar, quer eu nunca tenha tido contato com PMO quer eu esteja abstinente de PMO por mais de 2 anos. Só não quer dizer que se eu nunca assisti P, aí consumo 1 ou 2 vezes em toda minha vida, então eu estarei viciado. Isso não é necessariamente verdade. Mas o vício é a repetição de padrões fora do controle ao longo de um período no tempo. Só há vício porque ele foi sendo praticado com uma determinada frequência durante um tempo. Do contrário, não há vício.

A recuperação é diária.

Sabe aquela passagem do livro de Matheus que Jesus diz: "pois se o teu olho ou tua mão te faz pecar, arranque-os"? Deus não está sendo literal aqui, como também não o foi quando disse a Adão e Eva em Gênesis que se comessem do fruto proibido eles morreriam. Morreram literalmente? Não, não morreram. Tiveram 2 filhos depois. O ponto é: se há algo que te leva a pecar, livre-se disso.

Nesse ano eu voltei ao IG. Usava-o sem limite de tempo e continuava caindo em PMO. Às vezes eu fico pensando: mas deverei me livrar de tudo? Não sei se de tudo, mas se o IG me faz cair com gatilhos, que eu me livre dele. Custou para eu entender isso. Custou a minha vida, o meu tempo, as minhas tentativas falhas de libertar-me sem sucesso.

Há muito menos que 50 anos não existia a internet como a concebemos hoje, não existia muito menos IG ou Facebook. É um sinal de que eu não preciso disso para viver. Muito pelo contrário, vejo aos montes depoimentos de pessoas que escolhem abster-se de redes sociais para fazer um detox, e depois contam suas experiências de quão bom foi ficar longe das redes sociais por um tempo.

Hoje eu refletia sobre algumas coisas. Refletia sobre como eu achava que viveria por mim mesmo e seria autossuficiente, deixando-me levar por "verdades" que o mundo quer me oferecer. Entendia que liberdade era poder esbaldar-me com os prazeres carnais, afinal só existia uma vida, e se Deus por ventura não existisse eu estaria simplesmente deixando de aproveitar a vida... aushahsuhuaushhuh Qual nada, era um ledo engano. Depois tentava puxar na minha memória o instante ou período em que eu fiquei feliz com minha vida ou sentindo-me pleno ao deixar-me guiar pelos instintos da carne. A resposta é: nunca. De todas as vezes que decidi seguir por meu próprio entendimento ou da forma que eu achava que deveria seguir, eu sempre me dei mal. Sempre me frustrava, sempre sentia que me faltava algo. Eu podia até estar feliz, sorrindo, mas havia um vazio em mim que não era preenchido com viagem, dinheiro, passeios, compras, leituras ou quaisquer outras coisas.

Foi quando escolhi seguir por outros caminhos, limpando minha mente desse lixo pornográfico, que eu senti o gostinho do que era viver de verdade. Era me divertir sem precisar de álcool, era estar pleno e feliz sem necessariamente precisar estar esbanjando-me em prazeres fugazes. Era poder viver a minha vida para meu próximo, e não para mim mesmo. Só há sentido em viver quando há partilha, e isso, é verdade, dizia Jesus, mas também o disse Goethe.

Eu que já escutei mais de 10 vezes uma aula de um psicanalista lacaniano, lembro-me bem de uma passagem em que ele contava que Goethe estava em um lugar belíssimo no Lago de Garda na Itália, mas lamentava-se: que pena que é não ter um amigo ou uma companheira para poder compartilhar essa beleza comigo.

Um dos sentidos da vida está em poder compartilhá-la com um outro alguém. Não existe uma vida plena na autossuficiência de um Homem que acredita bastar-se por si mesmo. O Homem está sempre em comunidade, e precisa de semelhantes para viver.

Autonomia e liberdade não é o mesmo que autossuficiência.

Bom, a mim resta apenas dizer à minha consciência e pedir a Deus que eu possa concentrar-me em agir buscando sempre minha recuperação. A cada dia vou buscando aprender.

Como Santo Agostinho - um cara que deixou inúmeros escritos estudados até hoje por crentes, ateus e agnósticos por sua profundidade - bem dizia há mais de 15 séculos: "Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer".

Como diz o ditado: hope springs eternal: a esperança é a última que morre.

A esperança é o combustível da alma.

O verdadeiro guerreiro é aquele que cai, mas continua a batalha. Cai, mas se levanta e volta a lutar.


Última edição por Gardenzio em 4/12/2022, 10:30, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : tinham uns dados errados aí, aí fui corrigir...)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, luta diária e Kobscop gostam desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos